PROGRAMA DE APRENDIZAGEM SERÁ AMPLIADO PARA JOVENS DA REDE DE ACOLHIMENTO EM TODO RS

Com a assinatura de um aditivo nesta quinta-feira, 10 de outubro, às 14h, o Programa Aprendiz Banrisul abrirá 30 vagas em órgãos públicos para adolescentes do acolhimento institucional no interior do Estado, de um total de 149 vagas para este público. Pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, assina o documento que amplia a iniciativa para jovens vinculados a instituições localizadas fora da Capital o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles. O evento será no Auditório do Banrisul (Rua Caldas Júnior, 108, 4º andar).

Inicialmente celebrado entre o Banrisul e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o convênio para o desenvolvimento do programa visa viabilizar a formação de 307 jovens aprendizes na área administrativa, mediante a participação em atividades práticas e teóricas. O pagamento aos jovens é feito pelo banco, a formação teórica fica a cargo do CIEE, e os órgãos públicos – Ministério Público Estadual, Justiça Federal, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Defensoria Pública da União – recebem os aprendizes para a prática.

Para a promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre Cinara Vianna Dutra Braga, a assinatura do aditivo é a confirmação do êxito do programa de aprendizagem profissional aos acolhidos. “Deu tão certo na Capital que estamos estendendo para outros municípios do interior do Estado”, comemora.

A promotora explica que, ao oportunizar ao jovem do acolhimento a possibilidade de conhecer profissões, pessoas, descobrir e resgatar as suas próprias potencialidades, a iniciativa transforma vidas, para melhor. “É uma forma efetiva de preparo do acolhido para o ingresso no mercado de trabalho formal, especialmente porque, ao completarem 18 anos, eles necessariamente precisam deixar o acolhimento”, destaca Cinara.

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: