Cerro Grande do Sul – Na manhã desta sexta-feira, 15 de maio, integrantes do Projeto Social Covid-19 – Cerro Grande do Sul estiveram na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município fazendo a entrega de insumos e equipamentos que devem ser utilizado nas ações de combate ao coronavírus.

Ao todo foram doadas 1.100 máscaras de proteção, 500 pares de luvas, 54 litros de álcool em gel (70%) e dois termômetros digitais infravermelho. O material foi adquiridos com o dinheiro de doações arrecadado pela campanha promovida pelo projeto e que teve início no final de março deste ano.

A secretária Maria Helena Skopinski agradeceu pelas doações sublinhando que a ação contribui de forma fundamental para a oferta de um serviço de qualidade e seguro pelas equipes de saúde das unidades municipais, considerando que os equipamentos são necessários e de uso obrigatório.

“Grande parte é material de consumo que usamos e precisam ser descartados, por isso tem uma grande demanda e sempre será bem-vindo. Já os termômetros são muito necessários neste momento de pandemia e vão colaborar para os diagnósticos”, concluiu a secretária.

Na ocasião o grupo que integra o projeto também definiu que novas ações de prevenção deverão ser implementadas nos próximos dias, incluindo uma nova campanha de distribuição de máscaras de proteção e higienização de mãos com álcool, no centro da cidade, que visa além da proteção propriamente dita, a conscientização das pessoas.

Também está marcada para o início da próxima semana uma reunião com o prefeito municipal Sergio da Costa e chefia da vigilância em saúde municipal, para discutir novas demandas do setor com as quais o projeto possa colaborar.

 CONHEÇA O PROJETO

Em Cerro Grande do Sul uma iniciativa de empresários locais com a parceria do Consepro (Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública) resultou na criação de um projeto social para a captação de recursos financeiros e formação de um fundo de reserva que possa ser utilizado principalmente para o financiamento da saúde através da aquisição de materiais e equipamentos que se fizerem necessários às campanhas de prevenção e aos possíveis atendimentos da Covid-19.

O projeto considera também a dificuldade financeira de inúmeras famílias de baixa renda que poderão sofrer ainda mais forte os efeitos da crise provocada pela pandemia, desta forma o fundo poderá também ser utilizado para amenizar estas situações.

Todos que quiserem colaborar poderão fazer doações em dinheiro por meio de depósito em uma conta específica para o projeto e que está em nome do Consepro, no Sicredi. Agência 0155. Conta 01068 – 7.