O enfrentamento ao coronavírus tem exigido toda a atenção dos gestores municipais e também tem impulsionado iniciativas fora da esfera pública que se somam às ações de combate ao novo vírus e seus efeitos.

Em Cerro Grande do Sul uma iniciativa de empresários locais com a parceria do Consepro (Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública) resultou na criação de um projeto social para a captação de recursos financeiros e formação de um fundo de reserva que possa ser utilizado principalmente para o financiamento da saúde através da aquisição de materiais e equipamentos que se fizerem necessários às campanhas de prevenção e aos possíveis atendimentos.

O projeto considera também a dificuldade financeira de inúmeras famílias de baixa renda que poderão sofrer ainda mais forte os efeitos da crise provocada pela pandemia, desta forma o fundo poderá também ser utilizado para amenizar estas situações.

A ideia é sensibilizar os empresários, comerciantes ou mesmo pessoas físicas da comunidade para que façam doações em dinheiro por meio de depósito em uma conta específica para o projeto e que está em nome do Consepro, no Sicredi. Agência 0155. Conta 01068 – 7.

Numa reunião entre os idealizadores na manhã desta terça-feira, 31 de março, foi formado um grupo de trabalho que vai acompanhar essa movimentação financeira, além de tomar as decisões de aplicação dos recursos e fazer a prestação de contas com a devida divulgação para garantir a transparência.

Já a partir desta quarta-feira, 1° de abril, o grupo estará fazendo visitas pelos estabelecimentos comerciais para explicar a finalidade do projeto e pedir doações.