Queda de árvores na redes deixa 5 mil usuários sem luz

Cerca de 5 mil usuários da CEEE ficaram por mais de quatro horas sem luz na tarde desta quinta-feira (25), em Cerro Grande do Sul e Sentinela do Sul por conta de queda de árvores nas redes de transmissão.

No mínimo duas acácias tombaram com a ação do vento, na localidade de Garambéu, e atingiram os fios de alta tensão provocando um curto circuito e o desligamento do alimentador.

A queda de árvores sobre as redes de energia é uma das principais causas de interrupção de fornecimento em Cerro Grande do Sul, segundo o gerente da agência da CEEE de Tapes, Braulino Pacheco.

“Cerca de 80% das falta de energia é por árvore plantada próximo a rede que cai com ação do vento. Quando vão cortar os matos também faltam cuidados e muitas vezes derrubam sobre os fios”, garante o gerente.

Ainda em julho de 2017 chegou a Câmara de Vereadores um projeto de lei sugerido pela gerência regional da CEEE, que estabelece a distância mínima de 20 metros para o plantio de árvores de grande porte junto a rede de distribuição de energia elétrica no município.

O documento sugere ainda que o desrespeito ao estabelecido acarretará aos responsáveis pelo plantio das árvores o pagamento de todo e qualquer dano que ocorrer devido à queda ou outro problema ocasionado pelas mesmas.

A matéria foi reeditada e apresentada ao Executivo como sugestão para que fosse apresentada na Casa de Leis de forma que pudesse ser discutida e votada, contudo os trâmites nunca foram concluídos.

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: