23.6 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, abril 18, 2024

Regional Sindical Camaquã  participa do 10° Grito de Alerta em Ijuí

A cidade de Ijuí, no Norte do Estado, esteve agitada desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 16 de janeiro, com os milhares de agricultores e representantes de entidades rurais que participam do 10º Grito de Alerta.

O evento que é uma iniciativa da Fetag-RS em conjunto com os Sindicatos de Trabalhadores Rurais visa chamar a atenção da sociedade e principalmente dos representantes políticos para a realidade vivida pela agricultura e pela pecuária familiar no Rio Grande do Sul, que vem enfrentando sérias dificuldades para produzir

A estiagem que está castigando as lavouras é a pauta principal, chamando a atenção para que o governo agilize a promoção de ajuda que minimize os efeitos da seca.

Foto: Divulgação

Munidos de bandeiras e faixas, e utilizando um trio elétrico, os manifestantes se concentraram em frente as agências do Banco do Brasil e do INSS, onde também reivindicaram medidas que controle o custo de produção, incluindo a redução no preço do diesel e dos insumos agrícolas. A pauta também se estendeu para a área social, da saúde, educação e da previdência, incluindo pedidos de retomada do Programa Nacional de Habitação Rural, defesa do SUS, além da desburocratização e desoneração do sistema tributário rural.

A Regional Sindical Camaquã fretou um ônibus para levar representantes ao evento. De Cerro Grande do Sul um grupo de sete pessoas integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, capitaneados pelo presidente da entidade Paulo Raphaelli, esteve participando do movimento para encorpar o apelo em nome dos agricultores.

Foto: Colaboração STR-C.G.Sul

Para o agricultor Tiago Fontoura, que integra a comitiva sulcerrograndense, a desvalorização do alimento produzido frente ao custo de produção é uma das preocupações do agricultor familiar que merece atenção, visto que a cada dia os insumos para a lavora estão mais caros.

Raphaelli também destacou a importância do evento onde milhares de vozes se unem em um só propósito, evidenciando que atitudes precisam ser tomadas imediatamente sob pena da inviabilidade da agricultura familiar e reflexos desastrosos na economia, sobretudo em municípios caracterizados por pequenas propriedades rurais, a exemplo de Cerro Grande do Sul.

Resultados

Em sua página oficial na internet a Fetag-RS informou que teve boas notícias, quando informações obtidas no Ministério da Economia prometem a retomada das contratações do Pronaf no Plano Safra atual e que o agricultor tenha rebate a partir de 20% no Pronaf Custeio e Investimentos para pessoas físicas que não estão amparadas pelo Proagro ou Seguro Rural.

Outra promessa do governo é a manutenção da garantia de abastecimento de milho balcão nos armazéns credenciados pela Conab e garantirá a cesta básica, transporte de água, custeio para caminhão pipa e recursos para os municípios onde falta água para consumo humano e consumo animal.

Foto: Divulgação
PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS