No ano de 2001, ocorreu nos meses de março e abril no município de Mariana Pimentel um grande campeonato de futsal em comemoração ao 9° Ano de Emancipação Política da cidade. A competição foi aberta aos municípios da volta se tornando Regional, onde participou equipes de Mariana Pimentel, Sertão Santana, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo e Barra do Ribeiro.

Sentinela do Sul comandada por Airton Stein, vinha atropelando seus adversários, mas na grande final se deparou com o Esperança de Sertão Santana que também estava com um bom retrospecto e que mesmo com desfalques de Mano e Bicudo pode se igualar e vencer a equipe de Sentinela pelo placar de 2 a 1 dando assim o título ao Esperança de Sertão Santana.

Nessa grande final, o Esperança pode contar com a técnica e experiência de Betinho, força e qualidade de Guilherme e Rogerinho, mais a juventude e vontade de Fabinho, Cristianei, Paolo e Djeison e também das ótimas defesas do goleiro Nelson que fechou o gol. Dessa forma o Esperança conquista o seu primeiro título Regional de Futsal onde sua torcida pode comemorar juntamente com os atletas.

Colaboração Betinho