O projeto Fábrica de Gaiteiros, do Instituto Renato Borghetti chegou ao município de Arambaré e terá seu lançamento oficial na cidade neste sábado, 10 de agosto, com um show do artista que é um ícone da música gaúcha por seu talento com a gaita ponto.

Borghetti estará no palco junto com os alunos que participam do projeto na cidade de Tapes e apresentarão ao público sucessos do cancioneiro gaúcho, incluindo os grandes clássicos de sua brilhante carreira com instrumentista.

O evento vai ocorrer a partir das 20 horas, no Centro de Eventos Inúbia e o ingresso será 01 kg de alimento não perecível que vai ser destinado ao MAARAM – Movimento Assistencial de Arambaré.

Sobre o projeto

A Fábrica de Gaiteiros é um projeto voltado à sociedade que forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos.

A confecção dos instrumentos é realizada em Barra do Ribeiro com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis. As gaitas não são comercializadas, pois são para uso exclusivo dos alunos

O projeto atualmente acontece nos municípios gaúchos de Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel e Bagé e Lagoa Vermelha; e em Santa Catarina nas cidades de Lages e Blumenau, com a participação de mais de 500 crianças/adolescentes entre 7 e 15 anos.