Rota dos Butiazais é apresentada oficialmente em Arambaré

Prefeito Alaor Pastoriza recebeu equipe e conheceu o projeto

Uma equipe do projeto Rota dos Butiazais, desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado, esteve em Arambaré, na quarta-feira, 15 de maio, para apresentar o projeto à administração municipal e alavancar ações de campo com os agentes locais envolvidos.

O grupo formado pela geógrafa, Fabia Amorim da Costa, analista da Embrapa, pela Dra. e agrônoma, Claudete Clarice Mistura e por Marene Machado Marchi, bióloga e doutora em Agronomia, ambas bolsistas de pós-doutorado do CNPq/Embrapa, foi recebido no centro Cultura Inúbia pelo prefeito Alaor Pastoriza Ribeiro e pela secretária de Turismo, Cultura, Desporto e Juventude, Maria José Mendes, a Zezé, aos quais apresentaram os trabalhos de pesquisa e divulgação da Rota dos Butiazais, visando a conservação das plantas pelo uso sustentável.

O trabalho que é coordenado pela pesquisadora da Embrapa, Dra. Rosa Lia Barbieri, tem mobilizado centenas de pessoas na região em eventos e atividades, abrindo um leque de novos projetos que envolvem a culinária, o turismo, o artesanato, a geração de renda e sobretudo a preservação do meio ambiente.
Os administradores municipais demonstraram grande interesse pelo projeto, o qual passará por estudo, segundo a secretária Zezé, com vistas a definir a participação da prefeitura.
“Em breve deveremos nos reunir novamente pra definir de que forma poderemos integrar a Rota dos Butiazais, considerando que as ações não dependem somente do poder público municipal, pois envolvem diversos setores, inclusive os proprietários das áreas onde existem butiazeiros”, considerou a secretária.
No município a Rota dos Butiazais conta com outro parceiro importante que é Leandro Pereira, da operadora Eco 360º – Ecoturismo e Aventura, um dos incentivadores em integrar o município ao projeto, ideia que ganhou força desde que participou do VI Seminário da Rota dos Butiazais, em Tapes, em fevereiro deste ano.
“No seminário fui apresentado a Marene e falamos da importância de Arambaré fazer parte da rota. Na sequência marcamos de fazer um reconhecimento das áreas de butiazais no município e apresentar a ideia ao prefeito”, contou Leandro.

Neste sentido a visita da equipe em Arambaré incluiu o trabalho de campo com o reconhecimento da área, numa faixa de cerca de 50 km, conhecendo algumas APPs (Áreas de Preservação Permanente) e passando por quatro fazendas locais. Um dos próximos passos do planejamento consiste em apresentar uma proposta aos proprietários das terras para que façam a adesão ao projeto.

Marene explicou que foram verificados espaços disponíveis para ações de repovoamento de butiazeiros e que os encaminhamentos seguem agora no sentido de conseguir autorização para resgatar mudas e transplantá-las para dentro de áreas de butiazais que foram de alguma forma descaracterizadas.
“Vimos a beleza do ecossistema de restinga aberta, mais próximo a lagoa e diferente das outras paisagens que conhecíamos com butiazais em Tapes e Barra do Ribeiro”, observou a bióloga.
Leandro Pereira considera que o município já está inserido na Rota dos Butiazais de forma indireta e que a oficialização do projeto na cidade se reverterá em muitas vantagens.
“Estamos motivados que isso venha pra fomentar ainda mais o turismo e movimentar a economia local como um todo, além da preservação da espécie que é tão importante”, concluiu.

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: