RS confirma primeiro caso de varíola dos macacos no estado

Paciente é um homem de Portugal que encontra-se em viagem a Porto Alegre

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) confirmou, no último domingo (12), o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. O resultado foi comprovado após exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente é um homem de Portugal que está em viagem a Porto Alegre. Ele estava sendo monitorado desde o último dia 27, após procurar atendimento médico dia 19 de maio e, novamente, dia 23 de maio.

No momento, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar, apresenta boa evolução do quadro clínico e segue sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Estado. Ele afirma desconhecer contato com pessoas que sejam confirmadas ou suspeitas para a doença em Portugal.

Atualmente, o Brasil possui três casos confirmados de varíola dos macacos, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Outros seis casos suspeitos estão em investigação. Todos seguem isolados e em monitoramento.

Sintomas

Os sintomas iniciais da doença incluem dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, febre, calafrios, exaustão e linfonodos inchados. O paciente desenvolve erupções cutâneas que geralmente começam no rosto e se espalham pelo corpo. Em geral, o período de incubação do vírus é de 6 a 13 dias, mas pode variar entre 5 a 21 dias.

POLÍCIA

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...

Homem é morto com paulada na cabeça em Camaquã

Mais um caso contribuiu para o aumento nos índices de criminalidade do município de Camaquã, na madrugada deste sábado (25). Um homem de 40 anos...

Polícia Civil prende seis pessoas durante operação em Camaquã

Na tarde desta quarta-feira (23), uma megaoperação contra os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio foi realizada no bairro Bom Sucesso,...