Sebrae concede premiação aos prefeitos empreendedores do RS

Concurso teve 43 finalistas com vencedores em oito categorias

Alguns dos mais bem-sucedidos projetos de gestão e boas práticas públicas de fomento econômico desenvolvidas no Estado foram reconhecidos na noite dessa terça-feira (19/04), durante a cerimônia de premiação da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os projetos vencedores das oito categorias (confira abaixo) foram conhecidos em evento realizado na sede do Sistema Fecomércio RS, em Porto Alegre (RS).

“Mais que o reconhecimento pessoal dos prefeitos, que valoriza e confirma  a importância de liderarem políticas públicas voltadas ao ambiente empreendedor, o Prêmio tem desdobramentos importantes, pois ao mesmo tempo em que mobiliza as populações das cidades envolvidas diretamente, serve de estímulo para que boas políticas sejam implantadas em outros municípios”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.

Em sua 11ª edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu a inscrição de 105 projetos, dos quais 90 foram habilitados. A etapa final da iniciativa reuniu 43 municípios. Os projetos passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e órgãos de controle. Os oito projetos vencedores vão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional da iniciativa, que ocorrerá em maio, em Brasília.

Conheça os municípios premiados:

CATEGORIA GOVERNANÇA REGIONAL E COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL

Premia projetos que contemplem a integração e a parceria entre municípios, beneficiando os pequenos negócios. Nesta categoria era pré-requisito ter outros municípios como parceiros.

Projeto Vencedor: Caminhos de Caravaggio: Experiência de Fé, Devoção e Empreendedorismo

Resumo: O Projeto premiado tem como objetivo fortalecer o turismo regional e ser uma alternativa de renda para as famílias de agricultores, incentivando a abrirem suas propriedades para ofertar novas experiências e serviços para os peregrinos que visitam a região do Caravaggio.

Prefeitos:

Fabiano Feltrin – Farroupilha.

Constantino Orsolin – Canela

Adilo Didomenico – Caxias do Sul

Nestor Tissot – Gramado

Jorge Darlei Wolf – Nova Petrópolis

  • CATEGORIA COMPRAS GOVERNAMENTAIS

Têm como objetivos ampliar as aquisições públicas municipais junto aos pequenos negócios locais e regionais; apoiar a adequação dos processos licitatórios para compras locais de produtos e serviços e atender à lei complementar 123/2006.

Projeto Vencedor: Frederico Compra Mais

Resumo: O projeto premiado nesta categoria promoveu licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, desenvolveu cartilha para orientação aos empresários, reduziu o prazo de pagamento dos fornecedores e adquiriu 48% de micro e pequenas empresa do município.

Prefeito: José Alberto Panosso – Frederico Westphalen

  • CATEGORIA DE DESBUROCRATIZAÇÃO

Premia projetos de implementação da Redesim, de desburocratização da legalização e licenciamento das empresas, na regulamentação da lei da liberdade econômica, na redução do número de procedimentos e dos prazos de formalização de empresas.

Projeto Vencedor: Rio Grande Bem Mais Simples

Resumo: O projeto premiado tem emissão instantânea de licenças, a Sala do Empreendedor possui Selo Diamante, o município produziu uma cartilha para orientação aos empresários sobre as facilitações da regulamentação da Liberdade Econômica e classificou 1.155 atividades como de baixo risco, sendo o primeiro no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás do Ministério da Economia. 

Prefeito: Fábio Branco – Rio Grande

  • CATEGORIA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

O objetivo desta categoria é conectar os atores que atuam no ecossistema para promover a sinergia nas cadeias de valor do território, inserir os temas de inovação e sustentabilidade nos setores público e privado, para aumento da eficiência dos serviços públicos.

Projeto: Pila Verde Santiago

Resumo: O projeto premiado implementou um processo inovador no serviço público, impactando diversas famílias da agricultura familiar e gerou economia para o poder público com a criação do pila verde.

Prefeito: Tiago Gorski Lacerda – Santiago

  • CATEGORIA MARKETING TERRITORIAL E SETORES ECONÔMICOS

Objetivo desta categoria é identificar as vocações e potencialidades dos territórios, além de apoiar setores estratégicos e fortalecer sua atratividade a fim de consolidar vantagens competitivas na atração de fluxos econômicos, fomentar a economia local e sustentar o processo de desenvolvimento.

Projeto: Recuperação do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado de Novo Hamburgo

Resumo: O projeto premiado reduziu a taxa de homicídios, qualificou as empresas locais, captou recursos internacionais, revitalizou espaços públicos por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado.

Prefeita: Fátima Cristina Caxinhas Daudt – Novo Hamburgo

  • CATEGORIA EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

Têm por objetivo promover o ensino do empreendedorismo nas escolas municipais, formar professores e gestores escolares nas competências empreendedoras, e disponibilizar conteúdo inovador para os estudantes dentro e fora de sala de aula.

Projeto: Empreender É Ação

Resumo: O projeto premiado impactou professores e alunos, envolveu todas as escolas da rede municipal, implementou ações de programação e robótica, possui parcerias com instituições e empresas locais, adquiriu equipamentos para modernização das escolas e seus professores já tiveram seus projetos implementados em sala de aula premiados.

Prefeito: Luciano Orsi – Campo Bom

  • CATEGORIA SALA DO EMPREENDEDOR

Premia o atendimento aos pequenos negócios por meio da sala do empreendedor, tendo em vista estimular o empreendedorismo; preparar empreendedores para formalização de negócios; e aumentar a longevidade, competitividade e inovação dos pequenos negócios.

Projeto: Empreendedorismo e Muito Mais

Resumo: A sala do empreendedor de Frederico Westphalen possui certificação Diamante, presta atendimentos presenciais e online, durante a pandemia promoveu diversas lives para orientação aos empresários e tem Programa de Juro Zero.

Prefeito: José Alberto Panosso – Frederico Westphalen

  • CATEGORIA CIDADE EMPREENDEDORA

A categoria inclui projetos mais abrangentes, que podem abarcar ações de mais de uma das demais categorias além de ações para modernização da gestão municipal. Os seus efeitos repercutem na evolução da economia municipal, na geração de emprego, renda e arrecadação, no aprimoramento da legislação municipal e no âmbito empresarial e associativo, criando condições favoráveis para a sobrevivência, desenvolvimento e competitividade dos pequenos negócios locais.

Projeto: Cidade Empreendedora com DNA Empreendedor

Resumo:  O projeto premiado em seu acordo de objetivos e metas busca integração de diversos atores, possui programa de microcrédito e crédito, simplificou e digitalizou processos, implementou ensino de robótica nas escolas, tem sala do empreendedor com certificação diamante, tem promovido o turismo rural e a secretária de desenvolvimento econômico completa todas as estratégias de desenvolvimento municipal.

Prefeito: Daniel Hannah – Panambi

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae RS

POLÍCIA

Pai e filha são indiciados por associação criminosa armada em Tapes

Recentemente, a Delegacia de Polícia de Tapes instaurou um Inquérito Policial com o objetivo de identificar membros de uma quadrilha após inúmeros assassinatos ocorridos...

PRF prende motorista que fumava maconha enquanto dirigia

No final da manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista que dirigia em zigue-zague. O homem, com diversas ocorrências e...

PRF prende traficantes e apreende mais de 700 kg de maconha no RS

Em três ações distintas no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 700 kg de maconha,...