Em alusão as celebrações do Dia da Enfermagem e do Dia dos Técnicos em Enfermagem, comemorados nos últimos dias 12 e 20 de maio respectivamente, a secretaria municipal da Saúde de Sertão Santana disponibilizou aos servidores públicos do setor um curso de qualificação e atualização em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e em Suporte Básico de Vida (SBV), quando foram revistos as técnicas e os novos protocolos.

Ao todo 25 funcionários participaram do curso, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas, nos dias 15 e 16 de maio, nas dependências da escola municipal Horizontes do Saber.

A enfermeira e responsável técnica pela UBS Rudi Raab, Marilda Teresinha Pereira Lacerda, revela que empreendeu esforços para que o curso pudesse ser ministrado aos servidores municipais, uma vez que no ano de 2020 foram alterados as diretrizes e os protocolos no APH. Ela avaliou o curso como de grande valia aos participantes e ao sistema de saúde municipal.

“O curso foi bem proveitoso e todos servidores ficaram bem motivados por estarem adquirindo novas experiências”, concluiu.

Para a secretária municipal da Saúde, Rosana Borba, o curso é fundamental. Ela também agradeceu e elogiou a disposição dos profissionais que participaram da qualificação durante o final de semana de dias frios.

 “Este curso é de grande importância, uma vez que os métodos de atendimentos estão sempre se atualizando e nossos profissionais devem sempre estar aptos para todas as situações, inclusive as mais críticas. Atuei como técnica em Enfermagem e vacinadora de por 17 anos, sei o quanto é importante a qualificação. Essa disposição dos servidores mostra o quanto amam essa profissão e estão empenhados em fazer o seu melhor”, considerou.

O curso foi aplicado pela empresa Azimute Serviços e Treinamentos, que está no mercado desde 2012 qualificando os profissionais da área da saúde.

Fonte: Ascom Pref. Mun. Sertão Santana – Edição: Portal ClicR