Após receber uma denúncia de que um indivíduo estaria armado e fazendo ameaças a transeuntes em via pública, na tarde desta segunda-feira, 21 de junho, a Polícia Civil e a Brigada Militar se deslocaram até o local indicado para verificar a situação. O denunciante informava ainda que o autor das ameaças estava tripulando um veículo Renault Sandero, de cor preta.

Durante a diligência os policiais identificaram o veículo e tentaram uma primeira abordagem, porém ao avistar a viatura o suspeito empreendeu em fuga, tendo sido acompanhado pela guarnição policial. Cerca de quinhentos metros a diante os policiais lograram êxito na abordagem e constataram que o tripulante do veículo se tratava do secretário municipal adjunto da Agricultura e Meio Ambiente de Cerro Grande do Sul, e que estava portando ilegalmente um revólver, calibre 38, municiado.

O secretário resistiu a abordagem e os policiais precisaram fazer uso moderado da força para contê-lo. Durante a abordagem foi constatado ainda que o secretário estava com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada.  Ele foi autuado em flagrante sob a acusação de porte ilegal de arma de fogo, ameaça, desobediência e embriaguez ao volante, e após os trâmites legais foi conduzido ao presídio de Camaquã.

O que diz o prefeito

Ao tomar conhecimento do ocorrido o prefeito Gilmar Alba, o Gringo, se manifestou parabenizando a ação da polícia e afirmando que não aprova a atitude de seu secretário adjunto.

“Que isso sirva de exemplo a todos que queiram andar por aí com ‘arma fria’. Quem não está cumprindo a lei tem que arcar com as consequências. Eu não vou passar a mão na cabeça de ninguém”, afirmou o prefeito.

Gringo disse ainda que pretende se inteirar com detalhes dos fatos e que se preocupa com essa situação de comércio ilegal de armas de fogo no município.

Questionado quanto a permanência ou não do secretário adjunto no governo municipal, o prefeito explicou que uma sindicância deverá ser aberta para apurar os fatos e se restar provado que o servidor que é cargo de confiança agiu fora da lei o mesmo será exonerado imediatamente.