Neste ano de 2020 a Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola traz uma inovação para o seu Encontro anual que tradicionalmente é realizado presencialmente em um município previamente escolhido. Devido à pandemia de Coronavírus e de todos os protocolos de distanciamento exigidos para evitar a propagação da doença, o 35º Encontro Estadual de Professores e 8º Congresso Nacional de Ensino Agrícola serão realizados de forma virtual, no período entre 23 e 27 de novembro.

Os eventos contarão com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria através do Programa de Inovações Pedagógicas para Professores do Ensino Básico do Centro de Educação da Ufsm, o Proipe, coordenado pelo professor doutor Vilson Flores dos Santos, que também a fará a coordenação técnica dos eventos. O tema principal será a segurança alimentar debatendo  expectativas, controvérsias, dimensões técnicas, econômicas e sociais, o agronegócio e agricultura familiar; seus desafios e perspectivas, e a tendência do consumo de carnes no Brasil.

O presidente da Agptea, Fritz Roloff, ressalta que a segurança alimentar é hoje um dos grandes gargalos no mundo. “Existe uma grande discussão sobre a produção de alimentos, a tecnologia empregada, além de muita produção, mas muito mais em vista da demanda do agronegócio do que relacionada à fome”, coloca, destacando que dentro desta temática principal do Encontro, também haverá um foco nas expectativas e experiências dos técnicos agrícolas nesse conjunto que integra o mundo do trabalho voltado para a agricultura. “Claro que dentro desta ótica vão entrar temas como desmatamento, crise hídrica e a própria crise da educação, além da formação técnica, sempre na dualidade do agronegócio e agricultura familiar, os desafios e as perspectivas”, explica.

As conferências e mesas de debate do Encontro acontecerão sempre à noite, com transmissão a partir de uma sala do Programa Proipe e o acesso se dará por meio de um link disponibilizado no site da Agptea. Toda a programação ficará à disposição dos participantes  e se constituirá em material de apoio para atividades pedagógicas futuras.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de novembro no site da Associação, com garantia de certificado. O controle de presença será feito através de um formulário eletrônico disponibilizado ao final de cada dia, sendo este instrumento orientador da certificação dos participantes.

PROGRAMAÇÃO

23 de novembro de 2020 (Segunda-feira)

19h40min

Cerimônia de Abertura

– Fala e saudação do presidente da Agptea Prof. Fritz Roloff

– Fala do presidente do Conselho de Diretores Prof. Luiz Carlos Cosmam

– Fala do representante do programa Proipe, Prof. Dr. Vilson Flores dos Santos, professor colaborador do Proipe/Ufsm

20h20min

Conferência de Abertura. Tema: Segurança Alimentar

Mediador: Presidente da Agptea, Prof. Fritz Roloff

Palestrante: Prof. Sebastião Pinheiro, Técnico em Agricultura, Engenheiro Agrônomo e Florestal, professor da Ufrgs, grande estudioso da agroecologia com ênfase em estudos do solo.

24 de novembro de 2020 (Terça-feira)

20h

Mesa – O Agronegócio e Agricultura Familiar: Desafios e perspectivas

Mediador: Prof. Dr. Paulo Roberto Cardoso da Silveira – Unipampa

Integrantes:

Abordagem sobre agronegócio – Carlos Scariot, diretor da empresa Camil – unidade de Itaqui (RS)

Abordagem sobre Agricultura Familiar – Prof. Dr. Paulo Roberto Deon – Coordenador do Curso de Agropecuária do IIF Farroupilha Campus São Vicente (RS)

25 de novembro de 2020 (Quarta-feira)

20h

Mesa –  A formação técnica e as expectativas do mundo do trabalho

Mediador: Prof. Danilo Oliveira da Souza, vice-presidente de Assuntos Educacionais da Agptea

Conferencista: Vinícius Manfio, vice-presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul  (Sintargs) e diretor jurídico da Federação dos Técnicos Agrícolas do Brasil (Finta-BR)

Tema: A tendência do consumo de carnes no Brasil

Conferencista: Prof. Dr. Daniel Claudy da Silveira – Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), e da

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Campus Santo Angelo)

26 de novembro de 2020 (Quinta-feira)

20h

Conferência – O desmatamento e a crise hídrica

Mediador: Prof. Me. Ayrton Avila da Cruz, diretor da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul

Conferencista: Dra. Laura de Simone Borma, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e professora da Pós-Graduação em Ciência do

Sistema Terrestre e da Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto, ambos do Inpe.

27 de novembro de 2020 (Sexta-feira)

20h

Conversas sobre o Ensino Técnico – Um olhar sobre os professores, funcionários e técnicos em formação

Moderadora: Profª. Drª Ana Kist, pesquisadora do Gpet/Centro de Educação, Coordenadora pedagógica do Proipe/Ufsm

Conferencista: Prof. Dr. Vilson Flores dos Santos, professor colaborador do Proipe Ufsm

20h50min

Considerações e encerramento

– Prof. Fritz Roloff – Presidente da Agptea

Fonte: Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea)