Neste domingo 21 participantes foram certificados

 

Ocorreu neste final de semana, sábado e domingo (19 e 20), de modo presencial no município de Sertão Santana mais precisamente na APAE da cidade, a formação voltada para “Construção da Paz” ministrada pela “Cultural Of Peace”, importante ressaltar que esta formação contou com todos os protocolos de segurança.

A prática da filosofia de Justiça Restaurativa, com a metodologia de Círculo de Construção de Paz, está cada vez mais presente e eficaz em nossa comunidade. Sua aplicação busca uma conexão entre as partes de forma igualitária, em um espaço seguro e respeitoso. O método circular, promove o envolvimento também, dos facilitadores na busca pela solução do conflito.

Com a capacitação dos atores da comunidade escolar e atores sociais da comunidade de Sertão Santana, polícias, CRE, e judiciário, a Comarca de Barra do Ribeiro vem promovendo projetos sobre o tema para a pacificação das relações e por uma cultura de paz.

Neste domingo se fez presente a Juiza da Comarca Dra. Uda Roberta Doederlein Schwartz, o prefeito de Sertão Santana Irio Miguel Stein, vice prefeito Marcos Souza, secretário da Assistência Social Deivis Bujes, Secretária da Educação Cintia Gimenes, Luciana Nobrega Vieira da Consultoria Arvorecer consultoria que executa o projeto Semeando a Paz e presidente do Comitê de Justiça Restaurativa da Comarca.

 

“A capacitação foi maravilhosa, o acolhimento no prédio da APAE com toda segurança de saúde, onde tivemos a participação de Conselheiros Tutelares, professores, presidente e vice do COMDICA de três municípios, Assistentes Sociais, Psicólogas, Brigada Militar, Polícia Civil então foi uma formação muito gratificante, poder executivo de Sertão Santana, conjuntamente com o COMDICA estão de parabéns pela adesão a esta filosofia de Justiça Restaurativa e de construção de paz como política pública, que vem sendo implantada de forma coletiva e bonita …” comentou Luciana Nobrega Vieira da Consultoria Arvorecer.

Nesta segunda-feira (21/06), de forma virtual, à noite das 19h às 23h haverá o último turno.

Para o próximo final de semana (26 e 27 de junho) mais um grupo com aproximadamente 22 participantes, com o mesmo público alvo, principalmente a comunidade de Sertão Santana, mas também convidados de Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro, da Comarca e da CRE.

As vivências e aprendizados destes projetos, nos trazem uma avaliação muito positiva deste contexto em todas áreas, com ênfase nos reflexos na comunidade escolar e grupos de convivência.