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Cerro Grande do Sul
quarta-feira, abril 24, 2024

Serviço de emissão de RG volta a ser ofertado em Cerro Grande do Sul

O município de Cerro Grande do Sul voltará a contar com o serviço de emissão de cédulas de identidade. As atividades que, anteriormente, eram realizadas na sede da Delegacia de Polícia Civil, haviam sido suspensas em 2018, mas estão previstas para retornarem na segunda quinzena de julho do corrente ano.

Segundo a presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Andréia Solka, a entidade entrou em contato com o Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Coronel Marcelo Gomes Frota, no dia 6 de julho de 2021, requerendo a produção do documento no município.

O pedido ocorreu devido a necessidade de deslocamento dos munícipes para outras cidades para a confecção de carteiras de identidade, o que se tornava, muitas vezes, inviável para a comunidade. “A população reclama por não ter o serviço em Cerro Grande do Sul e assim ter de se deslocar para outras cidades para fazer o RG (Registro Geral). A confecção de RG na cidade faz falta, principalmente para pessoas carentes”, disse Andréia.

Na ocasião, o Coronel Frota encaminhou o requerimento da presidente do Consepro para o Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul. Posteriormente, a Supervisora Técnica do IGP, Greice de Amorim, contatou o conselho comunitário, informando que o procedimento para treinamento dos funcionários responsáveis pelas emissões dos documentos havia sido enviado à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal de Vereadores de CGS.

No início deste ano, dois servidores realizaram capacitação no município de Camaquã, estando aptos a atender à população. Os atendimentos serão realizados duas vezes por semana, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). De acordo com a Secretária Municipal de  Assistência Social, Amanda Alba, as atividades aguardam liberação do sistema do estado para iniciarem.

Pedido de Providência
A Câmara de Vereadores também solicitou ao Executivo Municipal o restabelecimento da  prestação dos serviços de confecção de carteiras de identidade. O Pedido de Providência 0060/2021, de autoria do vereador Elário Schultz (MDB), foi protocolado na Casa Legislativa em setembro de 2021. Conforme explicou o parlamentar, após o envio do documento, diálogos foram mantidos com a Prefeitura, buscando o retorno das atividades no município.

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