Cerro Grande do Sul – Visando promover um controle e a prevenção dos servidores públicos do setor da saúde, de seus familiares e da comunidade que é assistida nas unidades municipais, a vigilância epidemiológica promoveu uma testagem geral destes servidores para identificar e tratar possíveis casos de infecção por coronavírus.

Entre os dias 11 e 21 de agosto foram testados um total de 89 funcionários públicos das ESFs Central, de São José, de Brasino e da Unidade Básica 24 horas, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, profissionais da higienização, motoristas e do setor administrativo.

A testagem foi realizada com Testes Rápidos de identificação de anticorpos IgM e IgG e resultou em seis funcionários com testagem positiva para IgM (vírus ativo) e três com testagem positiva para IgG (apresentou contato com o novo coronavírus em algum momento), sendo que nenhum destes apresentou sintomas da doença. Todos estão bem de saúde, mas foram afastados do trabalho por 14 dias por medida de precaução e serão testados novamente ao término da quarentena, bem como seus familiares com os quais mantêm contato direto.

A secretaria municipal de Saúde destaca que o Estado não orienta a testagem de indivíduos assintomáticos pelo fato de não haver testes suficientes para realizar este trabalho em toda a população, por isso os testes utilizados nesta ação foram adquiridos pelo município.

A vigilância em saúde explicou que até o momento ainda são muitas incertezas a respeito do novo coronavírus e que existem estudos que mostram uma pequena probabilidade de transmissão do vírus por pacientes assintomáticos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) não há um consenso sobre este questionamento, mas sabe-se que o paciente sintomático tem maior probabilidade de transmitir o vírus ao tossir e espirrar, já que o vírus acaba sendo expelido através de perdigotos.

Números e medidas

A Vigilância Epidemiológica do município informou que até esta sexta-feira, 21 de agosto, foram realizados 324 atendimentos de Síndrome Gripal, no espaço especial montado no Container que está instalado nos fundos da Unidade Básica 24hs, desde o dia 17 de junho do corrente ano.

Até o momento foram registrados 29 casos confirmados do Novo Coronavírus e 39 casos suspeitos que aguardam testagem conforme protocolo do estado.

As ações de prevenção e conscientização da população seguem sendo promovidas no município, incluindo alertas com carro de som, barreiras sanitárias e fiscalização dos comércios e espaços públicos.

Os gestores públicos reforçam o alerta e pedem a colaboração de todos destacando que são essenciais os cuidados como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social, pois o município possui as mesmas características de outros da região onde os números de casos seguem elevado e a tendência é que isso ocorra também em Cerro Grande do Sul, caso não haja a cooperação da comunidade.

O setor de Vigilância Epidemiológica do município está disponível para maiores esclarecimentos pelo telefone 51 3675.1144, de segunda à sexta-feira.