16.4 C
Cerro Grande do Sul
terça-feira, outubro 8, 2024

Silvio Santos, apresentador e dono do SBT, morre aos 93 anos

Silvio Santos, um dos maiores nomes da televisão brasileira, faleceu neste sábado, 17, aos 93 anos. A notícia foi confirmada pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), emissora que ele fundou e dirigiu ao longo de sua vida. Silvio estava internado em um hospital em São Paulo desde o início de agosto para tratar uma gripe H1N1.

Nascido Senor Abravanel em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, Silvio começou sua trajetória profissional de forma humilde como camelô. Seus pais, Alberto e Rebeca Abravanel, eram imigrantes judeus, e ele foi o mais velho de cinco irmãos. Desde cedo, demonstrou um espírito empreendedor, vendendo capinhas para títulos de eleitor nas ruas e, posteriormente, tentando a sorte como locutor de rádio.

Sua carreira de sucesso começou na Rádio Guanabara, onde venceu um concurso de locução, mas voltou ao comércio ambulante antes de se estabelecer na rádio definitivamente. Aos 20 anos, mudou-se para São Paulo e iniciou sua trajetória como apresentador de espetáculos e sorteios.

Em 1962, Silvio criou o Baú da Felicidade, um sistema de carnês que inicialmente oferecia caixas de brinquedos e, posteriormente, eletrodomésticos, casas e automóveis. O sucesso deste empreendimento lhe permitiu fundar o Grupo Silvio Santos e diversificar seus negócios. Entre suas várias empresas estavam a Baú Construtora e a Marca Filmes.

Silvio Santos estreou na televisão em 1961 com o programa “Baú da Felicidade”, que mais tarde se transformou no “Programa Silvio Santos”. Em 1975, adquiriu o Canal 11, no Rio de Janeiro, e fundou o SBT em 1981, expandindo rapidamente seu império televisivo. Sob sua liderança, o SBT tornou-se a segunda emissora mais assistida do Brasil, atrás apenas da Globo.

Além de sua carreira televisiva e empresarial, Silvio tentou a sorte na política. Em 1988, filiou-se ao PFL (atualmente DEM) com a intenção de disputar a Prefeitura de São Paulo e, em 1989, tentou a presidência pelo extinto Partido Municipalista Brasileiro (PMB), mas não obteve sucesso em ambas as tentativas.

Sua vida e legado foram explorados na série “O Rei da TV”, lançada em 2022, que retratou sua trajetória desde a origem humilde até se tornar um dos maiores comunicadores e empresários do Brasil.

Silvio Santos será lembrado por seu carisma inconfundível, seu impacto na televisão brasileira e seu espírito empreendedor que moldou o cenário midiático do país.

RELACIONADAS