Surto de coronavírus em Cerro Grande do Sul é boato, afirma vigilância em saúde

Um boato de que diversos funcionários de uma empresa de Cerro Grande do Sul estariam contaminados pelo coronavírus circulou por alguns grupos de redes sociais nos últimos dias e levantou muitos questionamentos sobre o assunto.

O fato surgiu depois que alguns destes trabalhadores estiveram consultando na Unidade Básica de Saúde e apresentaram sintomas como diarreia, vômito e dor abdominal.

De acordo com a vigilância em saúde municipal os pacientes não apresentaram sintomas respiratórios ou outros que indiquem contaminação pelo coronavírus. Todavia por orientação médica estes pacientes foram afastados temporariamente de suas funções, haja vista a possibilidade de transmissão do que seria uma virose.

A vigilância municipal em saúde emitiu uma nota de esclarecimento a respeito.

Acompanhe na íntegra:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO GRANDE DO SUL

Cerro Grande do Sul, 26 de maio de 2020.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Setor de Vigilância Epidemiológica do município de Cerro Grande do Sul vêm esclarecer quaisquer boatos ou informações errôneas que estejam circulando através de redes sociais ou grupos de whatsapp de que haveria um surto de Coronavírus no município. Até o momento o município não apresenta nenhum surto de Coronavírus e caso apresentasse a comunidade seria comunicada e o local ou estabelecimento seria fechado.

O município apresentou até a presente data somente um caso confirmado do COVID-19 e que por fatalidade da doença foi à óbito.

Todos os pacientes que apresentam sintomas de Síndrome Gripal e procuraram atendimento médico na Unidade Básica 24 Horas recebem monitoramento do Setor de Vigilância Epidemiológica por um período de quatorze dias a contar do início dos sintomas. Caso esse paciente se enquadre dentro da última Nota Informativa 09 do COE/SES-RS de 13 de maio de 2020 será aplicado o Teste Rápido para COVID-19 a partir do décimo dia do início dos sintomas. Até o momento os pacientes que estavam em monitoramento e que foi realizado o Teste Rápido para COVID-19 teve diagnóstico negativo.

Portanto, qualquer dúvida a respeito das ações ou confirmação de casos da COVID-19 procurar entrar em contato com o Setor de Vigilância Epidemiológica deste município de segunda à sexta-feira no horário das 8:00-11:30 e 13:30-17:30 horas, ou pelo telefone 36751144 ou 999113153.

Lembrem-se Fique em Casa, Evite Aglomerações e Use Máscara!

Atenciosamente.

Maria Helena Skopinski – Sec Mun. Saúde

Fabiana Zilmer – Vigilância Epidemiológica

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: