As cidades de Camaquã e Tapes serão sedes do Painel Internacional Brasil x Itália para o Desenvolvimento Econômico e de empregos da Região Centro-Sul.

No dia 18 de dezembro ocorre a abertura oficial, em Camaquã, na sede da Associação Comercial e Industrial de Camaquã – ACIC, na Rua Júlio de Castilhos, 1140, entre as 13h e 18h, com jantar cultural aos integrantes da missão italiana, autoridades, empresários e imprensa, com a apresentação dos projetos culturais do Gemellaggio entre Camaquã e Bolonha, reconstrução do Barco Seival e do estaleiro de Giuseppe Garibaldi em terra camaquense por ocasião de sua participação na Revolução Farroupilha.

O encontro em Tapes será no dia 19 de dezembro de 2018 (quarta-feira), quando ocorrerá o 4º Painel Internacional na Região Centro-Sul, a partir das 13h30min, no auditório da Câmara de Vereadores da cidade. Além disso, os empresários italianos também irão realizar visitas técnicas em pontos estratégicos de Tapes para o desenvolvimento regional através de investimentos.

Saiba mais sobre a missão italiana no RS

Entre os dias 17 a 19/12, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia/SDECT irá trazer uma missão empresarial, composta por representantes italianos da Associazioni Clust-ER, Centro Ricerche Produzioni Vegelati/CRPV e do Fundo Europeu Low Carbon, de região de Emilia-Romagna.

O painel vai abordar pautas para o desenvolvimento das cidades da região como o terminal de cargas de Tapes, marina da Lagoa dos Patos, projeto unidade da biorrenaria de etanol em Camaquã, projetos eólicos e fotovoltaico.

O objetivo desta missão é estabelecer um Protocolo de Intenções com o Estado do RS, numa conjugação de esforços de aproximação nos setores agroalimentar, energias renováveis, construção civil e metal mecânico. Estas ações visam proporcionar a internacionalização do Clust-ER de Emilia-Romagna e a modernização de setores tradicionais, oferecendo condições ideais para o desenvolvimento regional, com geração de empregos e renda.

Para o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, será uma grande oportunidade para a Região. “São projetos estruturantes para a nossa região. Desde 2009, trabalhamos isso como plano de Estado e não de Governo”, afirma Silvio Rafaeli.

Este evento é fruto da parceria entre SDECT/RS, Consulado Geral da Itália, Câmara de Comércio Italiana, Associação Comercial e Industrial de Camaquã, Associação dos Municípios da Costa Doce, Sindicato Rural de Camaquã, PGD Engenharia, Sociedade Italiana de Camaquã, Vinema Biorrefinarias do Sul e conta com apoio internacional de várias entidades italianas.

Fonte: Voltaire Santos – Redação: Regional