Um temporal de chuva e vento na manhã desta quarta-feira (10) atingiu a Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS, onde desde ontem (09/02) está ocorrendo a 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas.

O vento forte danificou diversos estande de expositores e também estruturas montadas pelos organizadores onde se desenvolve a programação com palestras e experimentos.

Em consequência dos estragos a programação da tarde da quarta-feira (10), que trataria do mercado do arroz, foi cancelada para a reorganização do local e deve voltar à normalidade já na manhã da quinta-feira (11).

Bruno Rosa, colaborador da empresa Agroplanta Engenharia & Agronegócio, de Sertão Santana, que participa do evento relatou os momentos de tensão que os expositores vivenciaram durante o temporal.

“Foi mais ou menos uns quarenta minutos de vento que iniciou fraco e foi aumentando. Nós baixamos o gazebo e ficamos segurando, mas o vento forçou tanto que tivemos que cortar as cordas e liberar a lona pra não levantar a estrutura. Logo tivemos que nos refugiar em uma estrutura maior perto da nossa, mas não demorou muito e esta também começou a ceder, quando então o Corpo de Bombeiros passou alertando todo mundo pra se proteger dentro da sede da Embrapa”, contou Bruno.

https://www.facebook.com/ciceroomar/videos/3691322057649523

Passado o tempo feio restaram lonas, estruturas metálicas, cadeiras e demais utensílios espalhados por toda a parte.

Salvo os percalços Bruno garante que o evento está sendo bastante proveitoso, com participação efetiva de visitantes de diversos municípios que chegam para conhecer as novas tecnologias e se inteirar das novidades do setor

“Está sendo bem produtivo. Hoje mesmo chegaram caravanas de Tapes, Camaquã e de outras cidades aqui da região. Temos conseguido prospectar clientes através da apresentação do trabalho que viemos desenvolvendo na área de agricultura de precisão”, completou.

Já com o estande reestruturado no final da tarde, a empresa Agroplantas está preparada para receber os visitantes ao longo do evento.

Para amanhã está prevista a realização do ato de Abertura Oficial da Colheita do Arroz que deve contar com a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, além de autoridades políticas regionais e dirigentes de entidades ligadas ao setor do agronegócio.

O evento é uma promoção da Federarroz, com correalização da Embrapa, e o patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Fotos: Bruno Rosa/Agroplantas

Atualizada às 18h57min de 10/02/21