Um temporal de granizo atingiu a região na madrugada deste sábado, 12 de setembro e impressionou pela sua intensidade.

Entre os municípios bastante atingidos estão Cerro Grande do Sul e Sertão Santana, onde em algumas localidades o grande volume de pedras de gelo chegou a formar uma camada branca sobre o solo.

Na maioria da extensão atingida pelo temporal o granizo foi volumoso e as pedras eram pequenas, porém em alguns pontos específicos caíram pedras de gelo de grande porte, com tamanhos que chegavam a ser comparados a ovos de galinhas.

Pelas redes sociais os moradores da região registraram o ocorrido que assustou e deixou prejuízos por conta de avarias em telhados e na produção agrícola.

Na principal produção agrícola da região, que é o fumo, as lavouras foram recentemente plantadas, por isso o estrago não foi tão significativo e as plantas têm grande poder de recuperação, ainda assim algumas plantações sofreram bastante o efeito do granizo e deverão ter um retardo em seu desenvolvimento.

Em Cachoeira do Ipê, município de Cerro Grande do Sul, o galpão do produtor Wagner Ramos ficou com as telhas furadas e sua lavoura de fumo transplantada há 15 dias também ficou com as marcas do granizo. Ele disse que deve acionar o seguro, já que considera que terá prejuízos.

Caso parecido é o do produtor Dieison Liska, de Linha Espanhola, em Cerro Grande do Sul, onde os pequenos pés de fumo tiveram as folhinhas despedaçadas pelo temporal. O telhado do galpão e das varandas das estufas ficaram completamente furadas e vão precisar de conserto.

Dieison planta fumo em conjunto com os pais e eles têm seguro de toda a lavoura, cerca de 100 mil pés, portanto devem recorrer ao benefício visando amenizar os prejuízos. A plantação que está com cerca de quarenta dia possui em média de seis folhas por pés, as quais foram duramente castigadas pelas pedras.

Gilmar Gibinski, também de Linha Espanhola que teve sua lavoura atingida, espera que as plantas se recuperem logo, pois optou por não contratar o seguro.

Diversas outras lavouras e moradias da região tiveram estragos semelhantes e como é caraterístico dos temporais de granizo em algumas localidades bem próximas não caiu uma pedra sequer.

Fotos: Divulgação/Redes sociais