As festas juninas tem uma grande relevância em todo o Brasil, sobretudo as comemorações no dia de São João. Em Camaquã essa tradição também ganhou destaque nos últimos anos por ser São João Batista o padroeiro da cidade, por isso o município organiza anualmente uma série de atividades culminando na festa principal que tem como atração principal a maior fogueira do país dentro d’água.

Essa tradição foi criada no final da década de 1980, pelo então prefeito na época José Cândido de Godoy Netto, que na ocasião realizou a maior fogueira do Brasil no Centro Municipal de Esportes Wadislau Niemxeski, com mais de 20 metros de altura, desde sua base até o topo.

A festa do padroeiro da cidade tornou-se referência e orgulho para a população, que além de aproveitar as comidas típicas, as danças de quadrilhas e a música, ficam encantadas com uma queima de fogos de artifício às margens do Arroio Duro.

O evento deste ano inicia às 14 horas, no dia 24, quando são esperadas milhares de pessoas na Prainha pra curtir a programação diversa que inclui apresentações artísticas, com destaque para o tradicional Casamento na Roça e os shows musicais de diversos estilos com a participação do grupo gaúcho local Porteira do Pago, do cantor camaquense Helmo de Freitas, da Banda Barbarela e do grupo 4 Black.

Em sua divulgação pessoal do evento o grupo Porteira do Pago revelou sua satisfação em fazer parte das atrações.

“Para nós do Grupo Porteira do Pago é uma honra tocar na festa do padroeiro de nossa cidade, já tocamos em diversas cidades, mas esta sem dúvida é a que mais nos deixa com aquele calafrio porque parece que é a primeira apresentação. É muito emocionante para nós. Estamos contando os minutos para este grande evento e a oportunidade de mostrar nosso trabalho para todo o Rio Grande”, comentou.

Outro grande atrativo aos visitantes é a praça de alimentação deste ano que conta com mais de 60 tendas de diferentes produtos.

A festa é uma promoção do Governo Municipal através Secretaria da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude, com apoio da Secretaria da Infraestrutura que já finalizou a montagem da estrutura da fogueira.