No final da tarde desta sexta-feira, 14 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Cerro Grande do Sul emitiu um boletim atualizado com dados do monitoramento da Covid-19 no município informando que a semana encerra com 2.674 doses de vacinas aplicadas na população. Do total 1.890 doses foram em pessoas que receberam o imunizante pela primeira vez e 784 da segunda dose.

A aplicação das vacinas tem seguido as determinações dos órgãos estadual e federal e o fluxo é regular de acordo com os lotes do imunizante recebidos pelo município.

Atualmente que está sendo imunizado é o grupo das pessoas portadoras de doenças crônicas e comorbidades, as que possuem cadastros no BPC (Benefício de Prestação Continuada) com deficiências permanentes e portadores de Síndrome de Donw com 18 anos ou mais.

Deste grupo, do dia 10 a 14 de maio foram imunizadas pessoas com idades entre 54 e 40 anos. Já na segunda-feira (17/05) iniciará a aplicação de vacinas para pessoas a partir de 30 anos e na quarta-feira (19/05) seguem sendo vacinadas as que tiverem 18 anos ou mais.

A vacinação segue ocorrendo no estilo Drive Thru na estrutura metálica coberta com lona montada ao lado do ESF Central. No local também está ocorrendo, até o dia 08 de junho, imunização contra a gripe aos idosos com 60 anos ou mais e aos professores.

A secretaria da Saúde lembra aos que forem tomar a vacina contra a Covid-19 que é obrigatória a apresentação de atestado médico, receitas ou carteirinha de medicações atualizada e a carteira de vacinação. Já para receber a vacina contra a gripe os usuários da saúde precisam apresentar a carteira de vacina e um documento de identificação, além de que é necessário respeitar 14 dias de intervalo da vacina contra o coronavírus.