O golpe de clonagem do WhatsApp que já lesou milhares de pessoas pelo país nos últimos tempos foi aplicado ao vereador de Tapes, Cleber Laquiman, nesta semana.

Utilizando recursos tecnológicos os golpistas usam maneiras diferentes de se apoderar da conta da vítima e principalmente da sua lista de contatos, depois disso passam a enviar mensagens as estas pessoas pedindo dinheiro emprestado, se passando pelo verdadeiro proprietário do número. Os pedidos geralmente são para depósitos, transferências bancárias ou PIX.

Foi exatamente isso que ocorreu com o vereador tapense, que na segunda-feira, 12 de julho, percebeu que não estava conseguindo enviar ou receber mensagens pelo WhatsApp e já em seguida recebeu a ligação de um amigo que quis saber a respeito de um pedido de depósito e se o vereador realmente estava precisando do dinheiro.

Foi nesse momento que Laquiman percebeu que tinha sido vítima do golpe e imediatamente buscou providências para evitar maiores prejuízos.

“Foi uma enxurrada de ligações de outros amigos, também querendo a comprovação se era realmente eu quem estava solicitando o depósito”, confirmou o vereador.

Ele conta que num primeiro momento tentou recuperar a conta sem sucesso, pois os golpistas haviam protegido a mesma, procedimento que ele não havia feito, por isso se tornou vítima. A solução foi um pouco mais complicada, mas finalmente Laquiman conseguiu desbloquear o aplicativo e se livrar do golpe.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil, onde foi anexadas as conversas dos golpistas que podem configurar o estelionato.

Laquiman alerta para que as pessoas fiquem atentas, pois os golpes pela Internet e redes sociais têm sido cada vez mais frequentes. Ele orienta que é preciso desconfiar de pedidos de informações pessoais, códigos ou dinheiro e nunca fornecer estes dados sem antes confirmar a origem da solicitação.

Finalmente ele disponibiliza um link onde auxilia os usuários a protegerem suas contas no WhatsApp. => https://www.youtube.com/watch?v=amMyHuPor-Q

Com informações de Rádio Mocó