Na manhã de quinta-feira (30), foram inaugurados os 10 leitos completos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã. A cerimônia de inauguração aconteceu em formato de transmissão ao vivo, pela página do Facebook do HNSA.

Participaram da inauguração, autoridades de Camaquã e representações do Governo do Estado. O Prefeito Municipal, Ivo de Lima Ferreira, salientou o quanto é importante para Camaquã e agradeceu a todos que de alguma forma fizeram parte desta conquista. “O que depender de nós para que a UTI permaneça aqui, iremos fazer”, afirma prefeito. Segundo representantes do hospital, profissionais estão sendo capacitados para atender as necessidades da UTI. Foram proporcionados treinamentos para os funcionários.

Veja os vídeos:

Na ocasião estavam presentes o secretário da saúde, Fabiano Martins, presidente da HNSA, José Almiro Alencastro, diretor de controladoria, Cleber Nilson Barcellos Dorneles, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulinho Bicicletas e Ane Nantal, coordenadora da 2ª Regional de Saúde. Também participou através de videoconferência, a secretária de saúde do Estado, Arita Bergmann, a qual parabenizou todos os envolvidos no processo de aquisição destas unidades.

Em outro momento o presidente do HNSA, José Almiro Alencastro, agradeceu o empenho do Executivo Municipal, que desde o início da pandemia, empenhou-se na busca das UTIs, “é uma conquista de todos nós”, relatou. Já a representante da Secretaria de Saúde do Estado, Ane Nantal, disse que “hoje estamos inaugurando as unidades com o esforço da união do Estado, Executivo e Legislativo, juntamente com o HNSA”, finalizou dizendo, “as unidades vieram para atender a toda cidade, veio para ficar”, disse.

Você sabe como funciona um leito de UTI?

O Coordenador de Fisioterapia da UTI do HNSA, Alvaro Hubner dos Santos, explica o funcionamento de um leito de Unidade de Terapia Intensiva. Confira o vídeo abaixo:

Fonte: Assessoria de Imprensa