O Vinho da Vinícola Nascer do Sol é um vinho colonial muito apreciado em nossa região, e para falar um pouco desta atividade, estivemos conversando com o produtor Luciano Bortolotti, que vem produzindo com muito carinho este produto que é bastante procurado nesta época do ano, morador da Estrada Pirapó ele explica como surgiu a ideia de cultivar uvas e produzir vinho.

“A ideia surgiu com a grande necessidade de modificar o estilo de trabalho que vínhamos praticando desde o início da família, no cultivo de fumo, cultura que nos exigia muita mão de obra, e nos afastava de uma qualidade de vida esperada. Com a ideia de diversificação e um pouco de coragem, a família resolveu iniciar uma nova cultura, com o plantio de videiras para produção de vinho colonial. Importante destacar que desde o início, a parceria do município sempre foi importante assim como o suporte da Emater, com cursos e orientações. Aos poucos, percebeu -se que a mão de obra exigida, era menor, quando comparada ao cultivo de fumo, como podas, tratamentos, colheita, até a produção dos vinhos” explicou Luciano.

O plantio de videiras bem como essa nova atividade que iniciou em 2009, nunca foi fácil, contudo Bortolotti explica que hoje se tem outra qualidade de vida na família, com trabalho mais espassado e organizado. O cultivo se da em uma área de aproximadamente 1 hectare tendo plantado 2 mil pés,  mais de 10 anos já se passaram e a Vinícola já produziu variados tipos de vinho, produzindo atualmente 5 variedades, cada um com seu sabor característico agradando a diversos paladares, contudo ainda o vinho tradicional Bordô, tanto seco como suave são os mais procurados.

Todo o processo de produção do vinho é feito de forma artesanal, colonial, exclusivamente na propriedade, Luciano ainda explicou que nos últimos dez anos sempre produziu uma quantidade variada de vinho, e geralmente está entre 8 a 12 mil litros.

“Da poda ao engarrafamento, prezamos pela qualidade do vinho, que em primeiro lugar, é algo que bebemos todos os dias e por isso temos um carinho  e cuidado ao preparar aquilo que nos faz bem e servimos as pessoas com muita satisfação, que diariamente nos visitam em busca de um saboroso vinho. É importante salientar que o destaque do nosso vinho se da pela qualidade e gosto  de seus apreciadores que frequentemente nos procuram em busca do vinho e  o levam a diversos lugares. Cada dia mais temos novas pessoas em busca do nosso produto, que vendemos em casa, de forma colonial” explicou Luciano.

Luciano ainda deixou um convite a todos para conhecer a Vinícola Nascer do Sol. Um canto modesto e acolhedor, com vários tipos de vinhos para provar na hora, além da garantia de satisfação. O produtor garantiu, quem prova, sempre leva o vinho, e retorna mais tarde para buscar mais.

Luciano Bortolotti, junto de sua esposa Regina, seu filho Igor Bortolotti e sua nora Ananda Bortolotti atendem com carinho cada pessoa que  procura provar e levar essa bebida milenar e tão famosa pelo bem que faz a saúde.

A quem estiver interessado e desejar conhecer a vinícola, ela fica localizada na estrada que liga o Pirapó ao centro de

Sertão Santana. A 1km do centro da cidade. Telefones de contato são Luciano 51 996.66 7.723 e Regina 51 999.54

0.195. Igor 51 996.03 5.338.