Você sabe por que as pessoas desaparecem?

Na matéria de hoje, iremos explicar as principais causas que levam as pessoas a desaparecerem e o que você pode fazer caso conheça alguém, ou se encontre em uma situação na qual seja preciso encontrar uma pessoa desaparecida.

Os desaparecimentos são classificados de três formas: VOLUNTÁRIO (fuga do lar), NÃO VOLUNTARIO (afastamento do cotidiano por um evento sobre o qual não possui controle) e FORÇADO (seqüestros realizados por criminosos). O Brasil tem registrado  uma média de oitenta mil boletins de ocorrência por ano sobre casos de desaparecimento. Vamos abordar a seguir os principais motivos desses acontecimentos.

Desaparecimento por vontade própria

O que grande parte das pessoas não sabe é que muitos dos casos de desaparecimento são por vontade própria. Há vários motivos que levam essas pessoas a deixarem suas vidas.

Toda pessoa tem o direito de mudar de vida, independentemente do motivo. No entanto, quando uma pessoa decide voluntariamente, se afastar de sua rotina ou convívio com a família é importante que ela comunique a decisão de se ausentar, pois esse desaparecimento voluntário pode abalar a rotina da família, que buscará meios para encontrar seu ente querido.

Pesquisando mais afundo o tema, descobrimos casos em que pessoas que desapareceram voluntariamente foram encontradas e decidiram não retornar e nem mesmo reatar qualquer ligação com sua família.

“O meu marido desapareceu, encontre-o, ele é tão boa pessoa!”

A mulher desesperada comunicou assim o desaparecimento do marido a policia, os investigadores se limitaram a reconstituir a vida do homem, e a partir daí, seguir todas as pistas para encontrá-lo. Quando finalmente ele foi encontrado, desabafou com os investigadores o motivo de seu sumiço, saiu de casa, pois não suportava mais o seu casamento saturado e foi viver com a amante. ”Não digam nada a minha mulher, depois eu falo com ela”. Essa foi a resposta que ele deu aos profissionais quando o contataram.

As pessoas que fogem de casa por ter relações extraconjugais são apenas um dos grupos que não querem ser encontrados.

É importante compreender que a pessoa tem o direito de quando encontrada não retornar ou não reatar qualquer tipo de vinculo com a família.

Transtornos psicológicos

Pessoas com algum tipo de distúrbio psiquiátrico estão mais propensas a ter um mal súbito e não voltar mais para casa, o distúrbio mental é a segunda maior causa de desaparecimento entre adultos. A primeira é o uso de drogas ilícitas.

Segundo especialistas, existem duas situações distintas quando se trata do desaparecimento provocado pela falta de medicamento.

Um caso é quando a pessoa se esquece de tomar o remédio, tem um mal súbito e se perde, não consegue mais voltar para casa.

A outra situação acontece muito com pessoas diagnosticadas com depressão. É quando ela para de tomar o remédio porque quer e isso faz com que a doença ganhe força e a pessoa se afasta ao máximo possível de casa por vontade própria.

 

Uso de drogas ilícitas

Segundo pesquisas a cada cem desaparecidos, 18 são usuários de drogas, vários deles somem mais de uma vez e são encontrados dentro de favelas, consumindo entorpecentes e sendo feitos de reféns pelos traficantes.

De acordo com estudos, muitas vezes o usuário desaparece porque está fugindo da policia ou de traficantes, em alguns casos essas pessoas são encontradas mortas, ou envolvidas em crimes ligados ao mundo das drogas, pode ocorrer também de alguns desses desaparecidos serem encontrados em aglomerados, mantidos em cárcere privado ou trabalhando para traficantes em troca de sustentarem seu vicio.

Desaparecimentos como os que citamos acima crescem mais a cada ano, muitas vezes, famílias angustiadas não querem esperar pelo trabalho da policia, que pelo elevado número de ocorrências, não consegue dar conta da demanda, sendo assim, os familiares acabam contratando detetives particulares. Pensando nisso, a agência de inteligência privada, Foxhound Investigações, oferece o preço mais acessível do mercado nos serviços de localização de pessoas, trabalha com o que há de melhor no âmbito investigativo, usando técnicas avançadas, equipamentos modernos e sistemas de busca atualizados. Há uma década, trabalhando para fornecer as melhores respostas a quem precisa, sempre pensando no bem estar dos seus clientes e os proporcionando a melhor experiência por um preço justo.

Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho da FOXHOUND INVESTIGAÇÕES.

POLÍCIA

Polícia Civil abre inquérito para apurar assalto a taxista em Camaquã

A Polícia Civil de Camaquã instaurou um inquérito para apurar o assalto ocorrido em Camaquã na manhã de ontem (26). Na ocasião, um taxista...

Dupla é detida suspeita de assaltar taxista em Camaquã

Um taxista foi assaltado na manhã de domingo (26) em Camaquã. O crime aconteceu aproximadamente às 11h, no Complexo Esportivo Rui Castro Neto —...

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...