O WhatsApp está trabalhando em uma mudança na gravação de mensagens de voz nos aplicativos para celular. De acordo o site especializado WABetaInfo, o usuário terá a possibilidade de pausar a gravação do áudio sem perder o conteúdo que foi gravado, podendo, assim, continuar gravando a partir do ponto em que parou. O experimento foi observado na versão de desenvolvimento interno do mensageiro para Iphone (IOS), mas deve ser adicionada também ao Android. A hipótese é de que chegue em breve ao WhatsApp Beta.

As imagens capturadas pelo portal mostram que, ao gravar uma mensagem de voz, o usuário poderá tocar em um botão para interromper a captura do áudio sem que ele seja descartado automaticamente pelo app. Desse modo, o indivíduo poderá tocar em um botão de microfone para continuar gravando da parte em que parou. Na mesma barra de configurações, também será possível enviar o áudio na conversa ou ainda apagar a gravação.

O experimento foi revelado dias depois de o site descobrir que o WhatsApp também está testando a possibilidade de ouvir áudios enquanto navega por outras áreas do aplicativo. Atualmente, ao sair da conversa original e acessar outra janela de chat, a mensagem de voz é pausada imediatamente. Com a nova possibilidade, um player seria exibido no alto da tela, possibilitando escutar o áudio de um amigo enquanto acessa o grupo da família, por exemplo.

Os dois recursos estão em fase de testes e não há confirmação de que eles serão disponibilizados para todos os usuários do WhatsApp na versão final do aplicativo. Também não há previsão de quando isso poderá acontecer.

Experimento nos grupos de WhatsApp

O WhatsApp também estaria experimentando uma nova forma para conversas em grupos dentro do aplicativo, em uma alternativa chamada de “Comunidades”. O recurso foi descoberto pelo site XDA Developers, que encontrou menções às “comunidades” nos códigos da versão v2.21.21.6 do WhatsApp Beta.

Esses códigos sugerem que o recurso de comunidades pode ser algo separado dos grupos do WhatsApp. Alguns rumores da imprensa internacional afirmam inclusive que o novo recurso pode funcionar de maneira semelhante aos Canais do Telegram ou ainda aos Grupos do Facebook. No entanto, ainda não se sabe exatamente como as comunidades funcionariam na prática.

O que se sabe até o momento é que o usuário poderia ingressar em comunidades usando QR Codes. Assim, os administradores das comunidades seriam capazes de convidar novos membros por meio de links – algo que já é possível nos grupos atualmente.

Os códigos encontrados pelo XDA Developers mostram que o WhatsApp trata os Grupos e as Comunidades separadamente, indicando que são dois ambientes diferentes que existirão simultaneamente. No entanto, existe a possibilidade de as Comunidades serem uma nova versão dos grupos, que receberiam essa nova nomenclatura e melhorias no funcionamento.

Apesar das especulações, não há confirmação do que realmente são as Comunidades do WhatsApp, nem se esses códigos serão de fato aprimorados para lançamento oficial no mensageiro.

Com informações de WABetaInfo, 9to5Mac, XDA Developers e SAMMobile