Cerro Grande do Sul sediou encontro regional de educadores

Unir conhecimentos e trocar experiências em prol da qualificação do ensino regional. Estes são alguns dos principais objetivos dos encontros mensais dos Secretários Municipais da Educação da Região ACOSTADOCE e da União dos Conselhos Municipais da Educação – UNCME-RS.

Nesta terça-feira, 24 de setembro, a reunião ocorreu em Cerro Grande do Sul quando esteve em pauta a eleição da Coordenação Regional Gestão 2019-2023 e a organização do X Encontro Estadual da UNCME-RS que deve ocorrer nos próximos dias 03 e 04 de outubro no Anfiteatro Padre Werner da UNISINOS, Campus São Leopoldo.

Na abertura do evento a vice-prefeita, Marlene Heidrich deu às boas-vindas aos participantes da reunião e falou sobre as particularidades do município destacando a diversidade étnica e cultural que forma o povo sulcerrograndense. Falou também de aspectos econômicos e geográficos, incluindo as diversas e belas cachoeiras espalhadas pelo território.

Para exercer o cargo de coordenadora regional da UNCME-RS foi escolhida a professora Camila Bombardelli, de Cerro Grande do Sul que terá como vices-coordenadoras as colegas Michela Graboski, de Sentinela do Sul e Maristani Meyer, de Sertão Santana.

A nova coordenadora agradeceu os votos recebidos e prometeu se esforçar para contemplar as expectativas dos conselheiros dando continuidade ao fortalecimento dos conselhos municipais de educação.

“Acreditamos sempre em uma educação de qualidade. Sabemos que teremos muitos desafios nesta gestão, inclusive com a implementação da BNCC, mas esperamos fazer um bom trabalho na coordenação da ACOSTADOCE. Faremos o melhor que pudermos para atender as demandas de todos os municípios”, concluiu Camila.

Outro assunto debatido durante o encontro foi referente a Lei 13.819, de 26 de abril de 2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, tema que vem sendo trabalhado nas escolas sobretudo durante a campanha do Setembro Amarelo.

A secretária municipal adjunta de Educação e Cultura de Cerro Grande do Sul e vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/RS, Andréa Zenker, destacou que a escola tem um papel importante na identificação dos casos de automutilação e suicídio.

“Os professores que convivem diariamente com seus alunos precisam estar preparados pra poder identificar os sinais de alerta e saber como e quando agir na prevenção” considera Andréa.

Além de fortalecer os vínculos entre os profissionais da educação os encontros também promovem momentos de integração entre eles quando mesmo na informalidade de uma pausa para um café a qualidade do ensino segue em debate, a exemplo de como terminou a reunião em Cerro Grande do Sul.

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: