Mental Tchê entra pro calendário Oficial de Eventos do Estado

0
Foto: Divulgação

Foi aprovado nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei (PL) 56 2016, de autoria do deputado estadual Zé Nunes (PT) em parceria com a deputado Stela Farias (PT), que institui no âmbito do Rio Grande do Sul, o Mental Tchê e inclui o evento no calendário Oficial de Eventos do Estado. “É, sem dúvida, um dos maiores eventos do Estado e do Brasil no debate inclusivo da saúde mental, que acontece nestes moldes, em que todos têm vez e voz para expressar suas experiências, desejos, opiniões, dúvidas, sentimentos e afeto sobre este tema”, explica.
Para Zé Nunes, o encontro é um espaço de resistência da luta antimanicomial, do cuidado em liberdade, experiência de compartilhamento de vivências, convivências, trajetórias, lutas de mulheres e homens que sonham, militam, labutam para o fortalecimento dos princípios da reforma psiquiátrica. “Com esta iniciativa, pretende-se trazer diferentes visões às discussões propostas, incluindo diversos setores da sociedade, num espaço potente de encontros e construções”, considerou o parlamentar.

Mental Tchê
Realizado em São Lourenço do Sul, o evento que tem por objetivo reunir usuários, familiares, trabalhadores, residentes, estudantes, comunidade e simpatizantes do Estado, do Brasil, da América Latina e de outros países, para trocar, discutir e repensar práticas em Saúde Mental. O município tem uma trajetória importante no cuidado em saúde mental, sendo precursor na implantação deste tipo de serviço. Hoje o município já conta com mais duas equipes de Redução de Danos e o CAPS Álcool e outras drogas foi transformado para 24 horas, além da ampliação do cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here