Mental Tchê entra pro calendário Oficial de Eventos do Estado

0
Foto: Divulgação

Foi aprovado nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei (PL) 56 2016, de autoria do deputado estadual Zé Nunes (PT) em parceria com a deputado Stela Farias (PT), que institui no âmbito do Rio Grande do Sul, o Mental Tchê e inclui o evento no calendário Oficial de Eventos do Estado. “É, sem dúvida, um dos maiores eventos do Estado e do Brasil no debate inclusivo da saúde mental, que acontece nestes moldes, em que todos têm vez e voz para expressar suas experiências, desejos, opiniões, dúvidas, sentimentos e afeto sobre este tema”, explica.
Para Zé Nunes, o encontro é um espaço de resistência da luta antimanicomial, do cuidado em liberdade, experiência de compartilhamento de vivências, convivências, trajetórias, lutas de mulheres e homens que sonham, militam, labutam para o fortalecimento dos princípios da reforma psiquiátrica. “Com esta iniciativa, pretende-se trazer diferentes visões às discussões propostas, incluindo diversos setores da sociedade, num espaço potente de encontros e construções”, considerou o parlamentar.

Mental Tchê
Realizado em São Lourenço do Sul, o evento que tem por objetivo reunir usuários, familiares, trabalhadores, residentes, estudantes, comunidade e simpatizantes do Estado, do Brasil, da América Latina e de outros países, para trocar, discutir e repensar práticas em Saúde Mental. O município tem uma trajetória importante no cuidado em saúde mental, sendo precursor na implantação deste tipo de serviço. Hoje o município já conta com mais duas equipes de Redução de Danos e o CAPS Álcool e outras drogas foi transformado para 24 horas, além da ampliação do cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.