O CTG Província de São Pedro, em Tapes, sediou neste feriado de 07 de setembro a 51ª Ciranda Cultural de Prendas – Fase Regional e o 33° Entrevero Cultural de Peões promovidos pela 16ª Região Tradicionalista (16ªRT) com apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG.
Nem mesmo o tempo feio da terça-feira, com muita chuva e vento diminuiu o empenho das prendas e peões que participaram deste concurso cultural que tem um grande significado na preservação da cultura gaúcha e do conhecimento das tradições do Rio Grande do Sul.
Nesta edição os participantes foram submetidos a provas escritas nas áreas de Tradição, Tradicionalismo e Folclore, História do RS e Geografia do RS, além de redação. As atividades foram realizadas pela manhã na sede do Sindicato Rural e já a tarde, na sede do CTG Província de São Pedro, os resultados foram sendo revelados e tituladas as novas gestões de prendas e peões da 16ªRT para o biênio 2021/2022 que ficaram com as seguintes composições:
Categoria Piá:
Piá Farroupilha – Pietro das Neves – CTG Camaquã, de Camaquã
Categoria Prenda Mirim:
1º Prenda Mirim – Clara Arena Garcia Suris – CTG Sentinela Farroupilha, de Camaquã
2º Prenda Mirim – Maria Clara Britto – DTG Amigos da Querência, de São Lourenço do Sul
Categoria Guri Farroupilha:
Guri Farroupilha – Felipe Gianichini Zamuner – CTG Província de São Pedro, de Tapes
Categoria Prenda Juvenil:
1ª Prenda Juvenil – Evelyn Jesus – CTG Camaquã, de Camaquã
2ª Prenda Juvenil – Julia dos Santos Monteiro – CTG Província de São Pedro, de Tapes
Categoria Prenda Adulta:
1ª Prenda Adulta – Ingrid Chirstmann – CTG Província de São Pedro, de Tapes
2ª Prenda Adulta – Thaylline Reis Osvald – CTG Rodeio da Tradição, de Camaquã
Categoria Peão:
1º Peão Farroupilha – Ricardo Tassinari – GF Os Guapos, de Camaquã
2º Peão Farroupilha – Adriano Assis – CTG Província de São Pedro de Tapes
O evento teve ainda a realização das provas da 50ª Ciranda Cultural de Prendas Fase Estadual, das quais participaram as prendas Giulia Schwalm (adulta) e Nina Cesar de Oliveira (juvenil) representando o CTG Província de São Pedro. Porém a entrega das faixas das prendas e crachás aos peões estaduais será feita no próximo domingo, 12 de setembro, em evento no CTG 35, em Porto Alegre.
Por conta dos protocolos contra a Covid-19 o evento em Tapes, ocorreu de forma híbrida e foi fechado ao público em geral, tendo participado somente os concorrentes e seus familiares, a patronagem do CTG Província de São Pedro, coordenadores da 16ªRT, além de algumas autoridades do município de Tapes.
O patrão do CTG Província de São Pedro, Lalinho e sua esposa Tidi, agradeceram o empenho de todos os colaboradores que contribuíram com a promoção do evento.
“Nós da patronagem ficamos honrados em organizar essa promoção e recebermos a 16ªRT, bem como estamos muito gratos, pois sediaremos novamente, em 2022, a fase Regional da Ciranda Cultural de Prendas do Entrevero Cultural de Peões, que é um grandioso e importante evento para preservação de nossa cultura gaúcha”, completou o patrão.