17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

3ª Mostra da Viticultura cresce e impulsiona cadeia produtiva em Camaquã

Após o sucesso da primeira e segunda edições da Mostra da Viticultura, os produtores, Prefeitura, secretarias municipais da Agricultura e Abastecimento e do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Emater/RS-Ascar, Afubra, Sicredi e Sebrae decidiram fazer a terceira edição do evento, que ocorrerá a partir desta sexta-feira (28), na praça Zeca Neto, em Camaquã. A Mostra ocorre também no sábado (29), das 10h às 18h, com a presença de dez agricultores familiares, que estarão vendendo a fruta, produtos beneficiados, como sucos, cucas, geleias, pães, e de quatro artesãos.

Segundo dados da Emater/RS-Ascar de Camaquã, na primeira edição foi comercializada mais de uma tonelada de frutas in natura, enquanto que na segunda, 1,5 toneladas. A expectativa neste ano é que nestes dois dias haja um aumento significativo na venda.

Camaquã possui dez produtores que cultivam uva bordô (suco e consumo in natura), niágara branca e niágara rosa (consumo in natura), variedades que mais se adaptaram à região.

Conforme o extensionista da Emater/RS-Ascar em Camaquã, Emerson Portes, nesta safra ocorreu um aumento significativo na área plantada, que passou de 5,3 hectares para quase dez.

Apesar das adversidades climáticas no início da floração (noites frias), no transcorrer do ciclo o clima se mostrou favorável ao cultivo no município e há boas estimativas relacionadas à qualidade das uvas, favorecidas pelos dias ensolarados durante a fase de frutificação, conferindo maior doçura e sabor à fruta e agradando o mercado consumidor.

Fonte: Emater/RS-Ascar

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS