21.5 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 18, 2024

6ª Conferência Estadual de Cultura elege propostas e delegados e terá um representante da Costa Doce para etapa nacional

Evento preparou a participação do Rio Grande do Sul na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Foram eleitos, na sexta-feira (26), as propostas e delegados para compor a participação do Rio Grande do Sul na 4ª Conferência Nacional de Cultura.

A escolha aconteceu em votação realizada no segundo e último dia da 6ª Conferência Estadual de Cultura, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre.

Os trabalhos do dia iniciaram pela manhã, com os debates nas salas dos seis eixos temáticos. À tarde, sob condução da secretária de Estado adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, ocorreu a apresentação das propostas elencadas nos eixos temáticos e dos candidatos a delegados, com a posterior votação.

Tiveram direito a voto os titulares do Conselho Estadual de Cultura, os indicados pelos municípios com adesão ao Sistema Estadual de Cultura, os representantes dos Colegiados Setoriais de Cultura e do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva e os eleitos nas Conferências Municipais e Intermunicipais de Cultura.

Os delegados que hoje foram eleitos somam-se a outros, definidos nos Encontros Setoriais, para representar o Estado na Conferência Nacional, que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura” e será realizada de 4 a 8 de março, em Brasília/DF. Também houve defesa e votação de moções, bem como uma consulta das propostas estaduais elencadas nos seis eixos temáticos.

Pela região Costa Doce, compareceram e votaram os diretores de Cultura dos respectivos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Costa Doce (ACOSTADOCE). Estavam os representantes das cidades de Arambaré, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul e de Tapes. O diretor de Cultura de Dom Feliciano, Érico Kenne Rakowski, obteve na plenária 39 votos e será um dos titulares no evento de caráter nacional. “É com imensa gratidão que recebo a notícia de minha eleição na 6ª Conferência de Cultura.

Agradeço sinceramente aos 39 gestores e representantes de municípios que confiaram em mim para representar nossa região na Conferência Nacional de Cultura. Alcançar o 3º lugar entre 59 candidatos é um reconhecimento que me enche de orgulho e responsabilidade.

Estou ansioso para contribuir de maneira significativa e construtiva nesse importante espaço de diálogo e promoção da cultura. Agradeço a todos que tornaram isso possível”, descreveu ao final, Érico Rakowski.

 

 

POR DOUGLAS CARVALHO | ASCOM SEDAC/Fotos: Divulgação

RELACIONADAS