Na tarde desta terça-feira dia 16 de junho, na presença da secretária adjunta Taise Rössler dos Santos e do Coordenador do Centro de Vigilância e Saúde Luciano Pereira Dias, o secretário Fabiano Martins falou de cuidados, união para que nossa bandeira não passe para vermelha.
Chega a 26 o número de casos confirmados de Coronavírus em Camaquã
O Coordenador do Centro de Vigilância e Saúde Luciano Pereira Dias, foi quem passou nos números durante a live transmitida pela pagina da prefeitura de Camaquã. Totalizando 26 pessoas que foram contaminadas pelo Covi-19, um óbito, 19 pacientes considerados curados, mais 115 pacientes coletados, e 8 exames que ainda estão em analise. Explicou ainda que o município tem 45 pacientes sendo monitorados pela equipe de Enfermagem da Vigilância Epidemiológica.
Alerta para população
Luciano ainda deixou um alerta para a população no que se refere a bandeira em que a região se encontra hoje, que é uma bandeira LARANJA, destacando que em algumas regiões que tem bandeira vermelha, já se encontram com algumas alternativas mais rigorosas em função do aumento do número de casos, e dos leitos de UTI que se esta enfrentando.
“Queria dizer para população camaquense que estamos com quase 75% de ocupação dos leitos de UTI na nossa região metropolitana, a qual Camaquã se encontra. Destes 75%, 15% são pacientes confirmados ou suspeitas de Covid, ou seja percebemos muitas pessoas cobrando fiscalização, algumas atitudes mais rigorosas, mas a gente quer passar para a população que todas as medidas dentro da limitação, tanto da Vigilância Sanitária, quanto o pessoal do tributário, Executivo, a Brigada Militar, Ministério Público, Policia Civil, enfim todos os órgãos que colaboram para que o vírus não se expanda aqui em Camaquã e região, contudo o que queremos ALERTAR a nossa população é que os principais fiscais do nosso município é a própria comunidade…”, explicou Luciano.
Região esta perto da Bandeira Vermelha
Luciano não escondeu a preocupação da região poder passar para bandeira vermelha, e com isso muitos comércios sentiriam as fortes restrições que seriam impostas caso aconteça, pedindo a todos que saia somente se for necessário.
O secretário Fabiano reforçou os cuidados que todos devem ter, e pediu ajuda de toda a população, pois além de toda situação econômica, vidas estão em jogo frisando que todos dependemos uns dos outros para continuarmos nossas atividades, e acrescentou: “Além de redobramos os cuidados, devemos aprender a conviver com o Coronavírus”.
Leitos
O secretário explicou ainda que ainda nesta terça-feira foi feita uma licitação por parte do Governo do Estado para compra de UTIs, serão dez leitos que deverão ir para o hospital Nossa Senhora Aparecida.
Abertura da Unidade Básica de Saúde
A abertura da Unidade Básica de Saúde da Cohab deverá ocorrer neste dia 18 de junho, e deverá atender moradores da Cohab, bairro São José, e demais bairros localizados ao redor, uma outra Unidade de Saúde deverá ser inaugurada ainda este ano.
Confirma mais no vídeo:
https://www.facebook.com/prefeituradecamaqua/videos/373118956979111/?v=373118956979111