18.7 C
Cerro Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024

Educadores participam de palestra motivacional em Cerro Grande do Sul

 

As salas de aulas ainda não são as mesmas de antes da pandemia e o ritmo segue lento nessa retomada do que é a vivacidade do ambiente escolar. Para auxiliar neste processo de reconstrução da educação o setor pedagógico da secretaria municipal de Educação e Cultura (Smec) e o conselho municipal de Educação de Cerro Grande do Sul promoveram uma tarde de atividades aos professores da educação infantil, anos iniciais e educação especial da rede municipal de ensino com foco no socioemocional.

O evento que ocorreu na Câmara Municipal, na terça-feira (21/09), contou com a palestra ministrada por Daniela Pedra Mattos, professora, autora, especialista e formadora pedagógica da editora SM Educação, com extenso currículo, que abordou o tema “A felicidade está no caminho”, o qual propôs reflexões sobre as questões humanas, considerando os reflexos do momento de pandemia pelo qual todos estão passando.

A palestrante explicou que o tema busca evidenciar as possibilidades que as pessoas têm de aproveitar o momento e que o futuro é a gora.

“A gente não pode esperar dez anos pra ser feliz. Precisamos ser felizes nos interstícios com as coisas simples e boas que temos, que é o apreço da família, o apreço dos amores, brincar com as crianças, usufruir dos espaços que possuímos, sem precisar comprar nada, mas sermos felizes com a presença uns dos outros, porque a gente não sabe quanto tempo tem”, considerou.

Foto: Divulgação/Smec

Daniela destacou que as pessoas sempre foram finitas e que não foi a pandemia que trouxe essa condição, por isso é importante que se viva com intensidade cada dia.

“Se tivermos que pensar que hoje seja o último dia pra qualquer um de nós, o que a gente deixou de legado para as pessoas que a gente ama? Mas não é o legado material e sim o do afeto, do carinho, do estar junto, do ombro amigo e da presença”, evidenciou.

Finalmente Daniela destacou a importância em realizar sonhos simples e do cuidado que cada pessoa precisa ter consigo mesma, sobretudo os educadores.

“Cada um dos professores deve olhar para si próprio. Cuidar de si. Porque não tem como a gente cuidar do outro se não cuidarmos de nós mesmos”, concluiu.

Para a professora Nara Medeiros, que trabalha na escola de educação especial Áureo Zenker (EMEEAZ), a palestra foi muito importante na questão motivacional, despertando o que há de melhor na condição humana de cada pessoa através das reflexões.

“No nosso ambiente de trabalho é fundamental termos harmonia, paz, amor e amizade, pois passamos a maioria do tempo no trabalho. A palestra foi muito significativa e me fez refletir muito sobre esse mundo que vivemos sempre na correria e deste momento que estamos passando de dor, sofrimento e perdas. Entendemos que é preciso ficar mais próximo de quem amamos. Ligar e perguntar como está, se importar e olhar mais uns para os outros. Também no trabalho transmitir alegria. Já que nossa vida é uma passagem, então que possamos viver cada momento com intensidade”, considerou.

 

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS