O WhatsApp anunciou na quinta-feira (14) que o backup das mensagens poderá ser protegido com uma senha.
A novidade leva a tecnologia de criptografia de ponta a ponta (que embaralha o conteúdo dos chats) para a cópia de segurança das conversas.
Esse recurso é importante porque se a conta do WhatsApp for clonada e o invasor também conseguir acesso ao seu e-mail onde o backup está guardado, ele não conseguirá recuperar o histórico dos chats sem incluir a senha.
Além disso, a proteção extra irá fechar uma brecha que permitia que autoridades policiais e judiciais acessassem o histórico de uma conta a partir do arquivo de backup.
O app conta há 5 anos com a criptografia de ponta a ponta para os chats, que protege o conteúdo das conversas para que ele só possa ser visto por quem o enviou e quem o recebeu.
Agora, a proteção adicional envolverá backups salvos no aparelho e em serviços de nuvem, como iCloud e Google Drive. Com isso, somente quem tem a chave poderá acessar a cópia – o WhatsApp diz que ninguém, nem mesmo o próprio app, poderá visualizar o conteúdo ou saber a chave para desbloquear o backup.
O recurso havia sido revelado em setembro passado e começa a ser disponibilizado a partir de agora para iPhones e celulares Android. As atualizações dos aplicativos costumam ser liberadas aos poucos, então é possível que a novidade demore alguns dias para aparecer para todos.
Como ativar a senha para o backup do WhatsApp
Abra as Configurações (ícone de três pontinhos no Android ou menu de Configurações no iPhone) do WhatsApp.
Toque em Conversas > Backup de conversas > Backup criptografado de ponta a ponta.
Toque em Continuar e siga as instruções para criar uma senha ou uma chave de criptografia.
Toque em OK e aguarde. Pode ser necessário conectar o celular ao carregador.
Os usuários que habilitarem o backup com criptografia de ponta a ponta receberão uma chave de criptografia com 64 dígitos, que será usada para liberar o acesso ao arquivo armazenado na nuvem.
Para facilitar, o WhatsApp permitirá criar uma senha pessoal para uma espécie de cofre, que armazenará a chave de 64 dígitos.
Depois, para criar ou recuperar um backup, será preciso seguir estes passos:
1 – Inserir a senha pessoal para acessar o cofre;
2 – Após a liberação, o aplicativo vai informar a chave de criptografia;
3 – Com a chave, basta informá-la para enviar ou receber um backup da nuvem.
O aplicativo alerta que se a pessoa esquecer da senha ou chave, não será possível restaurar o backup. “O WhatsApp não pode redefinir sua senha nem restaurar seu backup para você”, afirma.