20.7 C
Cerro Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024

Por que gatos gostam de entrar em motor de carro?

Imagens de gatos presos em meio ao motor de um carro costumam causar comoção – e garantir a adoção dos bichinhos. Mas por que os felinos gostam tanto de se enfiar nas engrenagens? Há dois motivos, afirma o professor Paulo Parreira, coordenador do curso de pós-graduação em manejo comportamental de cães e gatos da PUC do Paraná.

“Gato gosta muito de toca. E acaba sendo uma coincidência dupla. Por eles gostarem muito de toca, acabam procurando também calor. Geralmente o gato entra no motor quando ele ainda está quente. (…) A característica dele (animal) é se enfiar em locais apertados, pequenos. Eles gostam disso”, diz o professor.

Como evitar que o felino entre no motor do carro? Segundo Parreira, se você ou seus vizinhos têm um bicho em casa, ou há muitos na região, o ideal é usar repelente. A substância tem um cheiro que espanta os gatos e pode ser encontrada em pet shops. Mas, mesmo assim, é bom ficar atento. O calor do local, principalmente no inverno, pode fazer o bicho aguentar o incômodo para se esquentar.

E buzinar espanta o animal? Segundo o professor, o barulho pode até funcionar, mas pode também ter o efeito contrário. “O comportamento animal, se ele se sente ameaçado, é ele entrar cada vez mais nessa toca. (…) A recomendação é que, se a pessoa perceber que tem um animal dentro do motor do carro, esperar ele sair.”

Não são somente os felinos que têm esse comportamento. O professor de veterinária conhece casos com gambás e até um furão que era bicho de estimação.

Parreira ainda adverte: se você notar o animal dentro do carro, não ligue o motor, pois o funcionamento das peças pode ferir o animal. O professor mesmo já tratou uma gata que perdeu a pata por causa de uma motorista que achou estar espantando o bicho. Parreira acabou por adotar o bichano.

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS