A capacitação técnica no meio rural tem se tornado imprescindível para o sucesso na produção agrícola, uma vez que as evoluções tecnológicas também exigem maior conhecimento no manejo das culturas ou na operação de máquinas, implementos e equipamentos necessários para a atividade diária nas propriedades.
Pensando nisso o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cerro Grande do Sul, Paulo Raphaelli junto com sua equipe executiva, afirmam que oferecer oportunidades para a qualificação profissional no meio rural é uma das metas da entidade, de modo a garantir que principalmente o agricultor familiar alcance a produtividade almejada e necessária para enfrentar a competitividade do mercado.
Com este propósito o STR mantém ao longo de vários anos uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS) que é uma instituição responsável por criar e promover ações de formação profissional e atividades de promoção social dirigidas às famílias rurais.
O SENAR-RS oferece gratuitamente uma gama de cursos ministrados por uma equipe técnica de instrutores que desenvolvem as atividades de forma teórica e prática, preferencialmente no espaço rural de modo a se inserir no ambiente de trabalho e vivência do agricultor.
Mas, para que tudo isso seja possível é preciso que sejam organizados grupos de participantes em cada curso que viabilize a logística para a aplicação do mesmo. Para tanto os interessados precisam procurar o STR e fazer as pré-inscrições na área de interesse e na modalidade específica, para que a entidade rural monte as turmas.
“Entendemos ser fundamental que o agricultor se qualifique profissionalmente. São mais de 300 opções diferentes em cursos nas mais diversas áreas e que ensinam desde a gestão da propriedade rural até o conserto de ferramentas, aplicação de insumos, cuidado com animais, enfim, para que os participantes aprendam a otimizar suas tarefas diárias e obter melhores resultados na sua produção”, explica Raphaelli.
O presidente do STR também faz uma campanha para que mais pessoas busquem o sindicato para obter as informações e tirar proveito deste benefício.