Sertão Santana – O Regional impresso trouxe até o final do ano passado a história de muitas entidades do município de Sertão Santana, onde um resgate minucioso era realizado conversando com membros das comunidades, trazendo curiosidades e um pouco da época.
Após as matérias serem publicado no jornal impresso, em seguida eram postadas em nosso site onde o internauta poderá fazer pesquisas e buscar na integra a matéria quando desejar.
Pois uma das primeiras entidades a resgatarmos a história, foi da Sociedade Esportiva Recreativa Boa Esperança da localidade de Mato Bier quando essa celebrou seus 50 anos em 2018.
E agora estaremos trazendo para você internauta um pouco da história desta entidade.
Para falarmos da SERBE, vamos falar um pouco da localidade onde esta situada “Mato Bier”, localizada a 10km de distância do centro de Sertão Santana. A localidade de Mato Biel recebeu este nome em homenagem ao dono das terras deste local. Terras estas que hoje ficam localizadas nos municípios de Mariana Pimentel, Sertão Santana e Barão do Triunfo. Segundo a pesquisa os primeiros imigrantes que chegaram a esta localidade, por volta de 1902, forma as famílias: Robe, Peter, Kaiser, Storck, Gebinski, Mücke e Simp. Descendentes alemães e outras famílias que mais tarde foram povoando as terras.
A economia da época baseava-se na agricultura, principalmente no cultivo da cana-de-açúcar, milho, mandioca, arroz e feijão. Na indústria da época era produzido, cachaça, farinha de milho e farinha de trigo. A localidade hoje se destaca com o cultivo de fumo. Em 1927, os moradores desta localidade constroem uma escola, contratam o Senhor Frederico Simp como professor para atender os filhos dos moradores daquela localidade e das localidades vizinhas. Em 1997 esta escola com o nome “General Osório” foi desativada. O alunado desta escola passa a estudar na escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, situada em Dobrada, hoje também desativada.
A fundação da Sociedade Esportiva Recreativa Boa Esperança – SERBE
Em registro do próprio Regional, no domingo 16 de dezembro de 2018 a diretoria da SERBE, para comemorar os 50 anos da entidade, organizou um grande encontro com a comunidade no qual foi homenageado os ex-presidentes juntamente com a atual diretoria que muito contribui para o fortalecimento desta grande família.
Para comemorar estes 50 anos foi contato um pouco da história aos presentes, pois o que se tem hoje construído foi graças ao trabalho, dedicação, união e o desejo do melhor para as famílias que compõem a sociedade e também visitantes.
Como tudo iniciou
Segundo relatos tudo começou no de 1968, em um domingo no mês de setembro, onde estiveram se reunindo membros da sociedade, e numa troca de conversas perceberam a necessidade de ter um espaço de encontro, e também para a prática de futebol.
Foi então que esse grupo resolveu fundar a Sociedade Esportiva Recreativa Boa Esperança, o local escolhido foi em baixo de um pé de erva, com apenas um quadrado feito de madeira, onde chamaram de “Copa”, então se reuniu a comunidade no local para prestigiar a idéia, e com apenas 1 litro de cachaça e uma caixa de gasosa Feiden no meio da tarde já não tinha mais nada para comercializar, foi então que perceberam a necessidade de dobrar o estoque para os próximos encontro. Para que pudessem ter o campo de futebol, tiveram que arrancar carqueja branca e muita samambaia, além é claro de pedir ao então proprietário Fernando Röbe se podiam desmanchar a cancha de carreira que por ali existia, prontamente o mesmo permitiu e assim surgiu tão esperando campo de futebol.
Com o tempo formaram um time de futebol, porém jogavam descalços, isto se tornou um empecilho, pois os times adversários não queriam jogar com a equipe da SERBE pelo fato de estarem descalços, foi então que deram um jeito de adquirirem seus pares de chuteiras para não ficarem de fora das partidas de futebol.
No momento em que realmente viram que iria dar certo e com muita vontade de progredir, assim que fundaram a SERBE constituíram a diretoria e seus respectivos sócios. Todo o lucro dos fins de semana, mais doações de diversas pessoas da sociedade começou a surgir idéias de renovação.
Depois da sombra do pé de erva, construíram uma peça pequena para por uma geladeira e então definir a copa, contudo os sócios e visitantes ficavam na rua a mercê do tempo, foi então que perceberam a necessidade de construir um barracão para que pudessem se abrigar e melhor receber seus visitantes.
Durante muito tempo quando se realiza os eventos e jogos, as mulheres da diretoria faziam os pastéis caseiros e saladas tudo em suas casas e traziam prontos, para assim serem vendidos.
Apenas depois de muitos anos de esforços e dedicação, em reunião decidiram construir a sede da sociedade. Com isso além de festas e jogos que ocorriam durante o dia, agora neste período começara a realizar bailes.
Uma curiosidade comentada na ocasião foi que muitas crianças da época, hoje sócios ou membros da diretoria, provaram o que era dormir debaixo da mesa da cozinha, enquanto do outro lado no salão o arrasta pé estava alto do chão.
Para a Sociedade Esportiva Recreativa Boa Esperança, o tempo não parou, foi se construindo todas as demais infra-estrutura que hoje a constituem, claro que as atividades andaram paradas devido a pandemia, e busca logo em seguida retomar seus eventos.
A história foi contada por uma sócia da diretoria Cristiane Korzeniewski Robe que se empenhou em buscar informações e relatos que finalizou:
“Parei para refletir sobre uma frase que muito li e ouvi esta semana “família SERBE” isto é passado de geração para geração, e isto só é feito quando fazemos parte de uma grande família. Aqui cada um tem sua história própria de vida, mas a SERBE faz parte da história de todos” .
Clique aqui para acessar galeria de Fotos da “Festa dos Sócios” realizada dia 27/05/2012