17.4 C
Cerro Grande do Sul
sábado, novembro 23, 2024

Testes de Covid-19 estão sendo feitos na praça em Tapes

 

O grande poder de transmissibilidade da variante ômicron do novo coronavírus tem se confirmado a cada dia com o aumento significativos de casos positivos da doença e isto tem preocupado as autoridades ligadas ao setor da saúde.

Embora estudos ainda divirjam quanto ao pico de transmissibilidade da cepa o que tem mais se identificado é que o tempo desde a exposição ao vírus até o aparecimento dos sintomas seria de dois a três dias.

Uma das estratégias de combate a proliferação do vírus tem sido a aplicação de testagem na população e neste sentido a secretaria municipal de Saúde de Tapes aderiu ao Projeto Testar, do Governo do Estado.

Nesta segunda-feira, 17 de janeiro, foi instalada uma unidade de testagem na praça central da cidade para atender os casos suspeitos. No local são aplicados nos pacientes exames do tipo RT-PCR, o qual detecta a presença do vírus no organismo e é considerado o mais eficiente para diagnóstico da doença.

O município recebeu do governo do Estado 1.200 kits que foram divididos entre as unidades de saúde, portanto o trabalho na praça deve seguir enquanto durar o estoque.

No primeiro dia de testagem 60 pessoas se submeteram ao exame, com um percentual de infectados acima de 70%, segundo dados do setor de vigilância epidemiológica municipal, contudo apesar do alto número não há registro de internações e os contaminados estão se recuperando no isolamento de casa.

QUEM PODE TESTAR:

  • pessoas com sinais e sintomas de Covid-19 ou influenza;
  • sintomáticos leves (pacientes com sintomas inespecíficos e sem febre);
  • contactantes próximos com último contato com positivados de 5 a 10 dias;
  • contactantes domiciliares.

LOCAL: Secretaria de Turismo, Desporto e Lazer | Rua Felicíssimo de Alfonsin, 659

HORÁRIO: 8h às 12h | 13h às 17h

No boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde nesta segunda-feira (17) existiam até o momento no município 144 casos confirmados ativos e 183 monitorados. Os dados apontam um crescimento de casos na casa dos 500% comparado a primeira semana de janeiro.

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS