17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Calorão deve ir embora, mas fica o alerta para temporais

O calorão que vem fazendo há mais de dez dias deve diminuir ainda esta semana.

A informação é da MetSul Meteorologia que informou nesta segunda-feira (24) que uma massa de ar frio deve chegar ao estado nos próximos dias, contudo ainda ocorrerão alguns dias muito quentes antes disso acontecer.

O instituto explica que o território gaúcho está sob influência do que se denomina de domo ou cúpula de calor que ocorre quando ondas de calor extremas ficam aprisionados em uma região por conta de um sistema de alta pressão que prende o ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela.

A massa de ar quente se expande verticalmente na atmosfera, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos – como frentes frias – ao seu redor. Por isso, uma sequência muito longa de dias com temperatura extremamente alta com marcas muito acima dos padrões históricos e com máximas que em alguns momentos chegaram a ficar até 10ºC acima das normais de janeiro.

Essa condição começa a mudar a partir da quarta-feira (26). Até lá a maior presença de umidade favorece pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente da tarde para a noite, em que não se pode descartar vendavais isolados, chuva extrema em curto período muito localizada, e ocasional queda de granizo em setores bastante esparsos.

Episódios muito isolados e severos como se viu em Guaíba na última segunda-feira não podem ser afastados.

Na quinta-feira (27), a massa de ar mais frio começa a ingressar no território gaúcho com a sua parte mais intensa sobre o Atlântico, trazendo notável queda de temperatura. É o que explica que muitas cidades devam registrar máximas ao redor ou acima de 40ºC na tarde da quarta (26) para 24 horas depois, na quinta (27), terem 27ºC ou 28ºC no mesmo horário.

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS