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sexta-feira, novembro 22, 2024

Carros elétricos e híbridos começam 2022 em alta

Após bater recorde de vendas em 2021, o mercado de veículos eletrificados no Brasil começou 2022 com o mesmo ritmo forte do ano passado. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em janeiro foram registrados 2.558 emplacamentos de carros elétricos e híbridos- o melhor início de ano de toda a série histórica da entidade, iniciada em 2010.

Esse número representa um crescimento de 93% sobre os 1.321 emplacamentos de janeiro de 2021 e de 63% em relação a janeiro de 2020 (1.568 emplacamentos).

De acordo com a ABVE, a frota de automóveis e comerciais leves eletrificados em circulação no Brasil, desde 2012, é de 79.817 unidades. A entidade projeta que esse número deve passar de 100 mil unidades no início do segundo semestre deste ano.

Já a participação dos veículos eletrificados nas vendas totais foi de 2,2% em janeiro (2.558 do total de 116.801 unidades), segundo a Fenabrave (associação de concessionários).

A ABVE destaca que dezembro de 2021 foi o melhor mês da série histórica, com 4.545 veículos eletrificados no país, que fechou um ano de crescimento recorde de 77% em comparação com 2020.

Vale lembrar que os números de carros informados pela ABVE referem-se à soma de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos. O levantamento não inclui caminhões, ônibus e veículos “levíssimos elétricos”.

O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, destacou o ótimo momento da eletromobilidade no Brasil, mas lembrou que o segmento tem potencial para avançar ainda mais no país. “O crescimento dos eletrificados no Brasil é muito positivo, pois começa a colocar o país no mapa global das novas tecnologias”.

“Precisamos ampliar a descarbonização da mobilidade com a ampliação do etanol, dos híbridos flex e também dos elétricos a bateria, que são hoje a maior tendência mundial”, completou Maluf.

Participação dos carros elétricos e híbridos

Por tipo de motorização elétrica, as vendas de janeiro foram assim distribuídas:

  542 HEV (híbridos): 60% do total

  649 PHEV (híbridos plug-in): 25,5%

  367 BEV (elétricos): 14,5%

  TOTAL: 2.558

Toyota lidera entre os eletrificados

O mercado de eletrificados segue liderado pelos híbridos flex Toyota Corolla Cross (908 unidades) e Corolla Altis (402 unidades), ambos fabricados no Brasil. Foram 1.310 carros da Toyota vendidos em janeiro, ou 51% do total do segmento (2.558 unidades).

Em seguida, Volvo XC60 (198 unidades) e o Volvo XC40 (117 unidades), ambos híbridos plug-in.

Elétricos

O início do ano também confirmou a tendência de crescimento dos modelos elétricos. Com 367 unidades em janeiro, os veículos movidos somente a eletricidade chegaram a 14% dos 2.558 eletrificados do mês.

A participação de elétricos no total de eletrificados segue em alta:

Elétricos em 2020: 801 unidades, 4% do total (19.745)

Elétricos em 2021: 2.851 unidades, 8% dos eletrificados do ano (34.990)

Elétricos em janeiro de 2022: 367 unidades, 14,5% do total do mês (2.558)

Já são mais de 5 mil veículos 100% elétricos em circulação no Brasil.

Confira a evolução do mercado de veículos elétricos (em total de unidades):

2010: 10

2011: 8

2012: 22

2013: 39

2014: 61

2015: 61

2016: 132

2017: 137

2018: 176

2019: 538

2020: 801

2021: 2.851

Janeiro 2022: 367

TOTAL: 5.203

Em janeiro de 2022, o destaque entre os elétricos é o Volvo XC40 Recharge, com 107 unidades, que supera o antigo líder, o Nissan Leaf Tekla (41 unidades).

Potencial dos carros elétricos e híbridos

Para Adalberto Maluf, presidente da ABVE, apesar do aumento dos elétricos puros, o Brasil ainda está distante do potencial desse mercado e do crescimento do mundo. “O que esses números mostram é que os brasileiros se entusiasmam cada vez mais com a eletromobilidade e as novas tecnologias, mesmo sem ter os incentivos que existem em outros países.”

“Se o governo der mais atenção a esse tema, o Brasil poderá se tornar uma grande potência global em transporte limpo e sustentável, abrindo caminho para a renovação da indústria nacional e a criação de empregos de qualidade, unindo os biocombustíveis aos veículos elétricos”, concluiu Maluf.

A ABVE destaca que defende uma Política Nacional de Eletromobilidade e um conjunto de medidas tributárias e não tributárias, em todos os níveis de governo, para incentivar o transporte sustentável de passageiros e carga.

Fonte: Webmotors

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