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Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 7, 2024

Palestras marcam a abertura do ano letivo em Cerro Grande do Sul

A secretaria municipal de Educação e Cultura de Cerro Grande do Sul promoveu a abertura do ano letivo 2022, durante os dias 16 e 17 de fevereiro na Câmara Municipal.

O evento foi direcionado aos educadores da rede municipal de ensino e contou com palestras sobre temas diversos incluindo espiritualidade, educação ambiental, questões socioemocionais e discussões em relação aos reflexos da pandemia.

Na noite da quarta-feira (16), a palestra/show com o tema “Espiritualidade do Educador” foi ministrada por Gustavo Balbinot que é mestre em educação e utiliza a música para traduzir suas reflexões visando despertar nas pessoas o divino na vida cotidiana.

Para a professora Ivonete Vanin, que esteve assistindo as palestras, o tema é de fato relevante e sua abordagem enriqueceu o conhecimento de quem teve a oportunidade de assistir.

“Tivemos o privilégio de sermos contemplados por esta palestra. Balbinot é uma pessoa incrível, de olhar iluminado e de palavras doces. Ele encantou a noite nos fazendo refletir sobre a vida, nossas ações e decisões através de letras de músicas. Como educadora, gosto muito de trabalhar com música e suas letras. Constatei que as mesmas atraem o interesse dos alunos, tornam as aulas mais animadas e estudar fica mais prazeroso”, considerou a professora.

Já a manhã da quinta-feira (17) foi reservada para falar sobre educação ambiental quando o tema foi conduzido pelo geólogo Marcelo Devenutte Ávila, que é secretário municipal adjunto do Meio Ambiente e pelo técnico agrícola Eduardo Brocca, extensionistas da Emater-RS/Ascar.

Teve ainda a participação via videoconferência da bióloga Renata Gautier e do veterinário Dankel Vasconcellos, que trabalham no Mini Zoo de Canoas.

Os profissionais transmitiram orientações e cuidados com a fauna silvestre em meio urbano e destacaram a necessidade de preservação de espécimes nativas. Também foi levantada a questão dos cuidados com os recursos hídricos e a preservação de nascentes.

“A preocupação com a preservação do ambiente natural nos fez despertar para a importância da educação ambiental nas escolas da nossa rede pública municipal. Reconhecemos a nossa responsabilidade como gestores públicos e educadores em promover o desenvolvimento sustentável do município”, colocou Devenutte.

O secretário adjunto também falou do novo marco de saneamento ambiental que estipula prazos para a implantação da rede e tratamento de esgotos cloacais municipais e trata do uso controlado das águas superficiais.

“Temos como base estratégica a implantação dos parâmetros referenciados do novo marco de saneamento ambiental da Lei 14.026/2020 que preconiza levar água potável e de qualidade a cerca de 99% das famílias do município até o final de 2024”, adiantou.

As últimas palestras do evento, à tarde, foram ministra pela professora Marléa Alves Ramos, especialista em psicopedagogia e consultora de políticas públicas educacionais. Ela falou de acolhimento com ênfase no socioemocional de professores sugerindo ações a serem desenvolvidas com aos alunos.

A professora chamou a atenção dos colegas para o fato de que os dois anos de pandemia impediram que as crianças tivessem a aprendizagem ideal, pelas diversas dificuldades impostas pelo distanciamento social, com aulas remotas e deficiência de acompanhamento integral destes estudantes.

“Mesmo com todo o empenho dos professores no trabalho remoto muitos não tinham a estrutura necessária, o aceso suficiente ou alguém que pudesse orientar sobre as atividades de maneira adequada. Uma pesquisa recente revela que 70% dos alunos da educação básica terão que ter as aprendizagens retomadas para que possam, a partir de agora, acompanhar os anos letivos. Isso vai demorar. Não vamos fazer tudo em um ano”, avaliou.

Marléa sugere que o primeiro passo nessa retomada 100% presencial é fazer uma avaliação diagnóstica de todos estes alunos de forma a situar o professor onde cada estudante está em sua aprendizagem, para depois montar o planejamento de recomposição.

Ela ainda pontua que concomitantemente está sendo implementada a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que deveria ter iniciado em 2020.

“Será um ano de trabalho muito intenso e mais do que nunca a família e a escola devem estar unidas para que o aluno tenha garantido seu direito de aprender”, concluiu.

Para a coordenadora municipal de educação, Andréa Zenker a oportunidade de poder reunir os professores novamente após dois anos de distanciamento foi muito gratificante assim como a possibilidade de seguir discutindo a educação em novos encontros presenciais.

Ela reforçou a fala da palestrante acrescentando que este será um ano de desafios, quando deve haver uma junção de 2020, 2021 e 2022, no sentido de resgatar o ensino e minimizar as perdas na aprendizagem, causadas pelo distanciamento imposto pela pandemia.

Outra questão que considerou um marco importante na rede municipal foi a implementação da medida que determina que os professores possam usar 1/3 de sua jornada de trabalho para atividades extraclasse de planejamento. Anteriormente um professor que, por exemplo, tinha uma jornada de 20 horas, 16 eram destinadas a atividades efetivas com os alunos e 4 para planejamento. Com a mudança, destas 20 horas, 13 o professor usará para atividades com os alunos e 7 para planejar atividades.

“A gente entendeu que mais do que nunca há a necessidade deste tempo para planejar as atividades, considerando o trabalho do professor nestes últimos anos que foi evolutivo, desafiador, inovador e de reinvenção. Fomos sacudidos e desafiados a mudar. Essa medida é muito importante para que haja sucesso nos resultados”, concluiu Andréa.

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

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