17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

Ministro da Saúde confirma dois casos de Deltacron no Brasil

Nesta terça-feira (15), o ministro da Saúde no Brasil, Marcelo Queiroga, comunicou que o país registrou dois casos de pacientes infectados pela nova variante da covid-19, a Deltacron. Queiroga conversou com jornalistas na entrada do ministério, onde afirmou que o serviço de vigilância genômica identificou um caso no Amapá e outro no Pará. O ministro também disse que todos os casos estão sendo monitorados e declarou que isso é “fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil”.

Ainda, conforme explica Queiroga, esta é uma variante “de importância, que requer o monitoramento […] as variantes são classificadas como variantes de importância, variantes de preocupação, e as autoridades sanitárias estão aqui para, diante dessas situações, tranquilizar a população brasileira”.

Na ocasião, o ministro alertou a população sobre a importância da aplicação da dose de reforço do imunizante contra a covid-19. “As medidas são as mesmas, e, se eu tivesse, meu amigo e minha amiga que me ouve, que indicar uma medida, é a aplicação da dose de reforço. Aplicar a dose de reforço é importante”, disse Marcelo Queiroga.

No início deste mês, foram identificados, na França, casos de pacientes infectados com a nova variante. No dia 08 de março, a diretora técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, anunciou que a Deltacron – que é uma combinação genética das variantes Delta e Ômicron – tem sido monitorada pela OMS. 

Até o momento, o Brasil já registrou 29,4 milhões de casos de coronavírus, sendo que 656 mil pessoas foram a óbito.

RELACIONADAS