Golpistas estão abordando pessoas por mensagens de celular (WhatsApp), onde utilizam a imagem da assistente virtual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Helô, e se identificam como uma suposta “central de atendimento”.
A orientação do INSS é que, caso receba algum contato desse tipo, o indivíduo bloqueie o número imediatamente e não forneça nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos. O INSS nunca procura diretamente o beneficiário solicitando o envio destas informações. Ainda, a Helô é um plantão de dúvidas que pode ser acessada somente pelo Meu INSS.
O INSS utiliza o número 280-41 para enviar informações aos cidadãos por meio de SMS. O instituto nunca envia links ou pede documentos pelo SMS. Sempre que o INSS solicita ao cidadão a apresentação de documentos, essa solicitação fica registrada no Meu INSS e pode ser confirmada também pelo telefone 135.
Em caso de tentativa de golpe, faça denúncia para a Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135 e, caso tenha sofrido um golpe, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique aos órgãos envolvidos.