17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Visitantes de diversos municípios prestigiam a Expoagro Afubra 2022, a feira encerra hoje

A maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, a Expoagro Afubra realizada no município de Rio Pardo se encerra neste sábado (26/3).

A feira foi suspensa há dois anos, poucos dias antes da data marcada para ocorrer, em período que coincidiu justamente com o anúncio da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o planeta estava ingressando na pandemia de Covid-19.

Nesta sexta-feira 25 de março o Portal Clicr esteve prestigiando o evento, segundo organizadores neste dia o parque recebeu um número recorde de visitantes.

Novidades marcaram o evento este ano duas delas, previstas para a edição de 2020: a inauguração do Espaço Inovação Agro e a ampliação da área destinada à Feira de Agricultura Familiar.

Todos os espaços disponíveis para os expositores no parque foram ocupados com a participação de 420, com a adição de um dia mais que a Expoagro 2019, ainda segundo organizadores se estima até este sábado a visita de mais de 100 mil pessoas.

Entre os 420 expositores pelo menos 197 agroindústrias estiveram participando da Feira de Agricultura Familiar em 193 estandes. Dois pavilhões somam 3,5 mil metros quadrados para exposição de alimentos, artesanato e flores, com capacidade para até 230 empreendimentos, quase o dobro do espaço original.

Presença do cavalo crioulo foi novidade na feira

Pela primeira vez em seus 20 anos de história, a Expoagro Afubra recebeu uma exposição morfológica do cavalo crioulo, organizada pelos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Pantano Grande, neste espaço também tinha exposição de vacas leiteiras boi de corte e de outras raças, pôneis, ovelhas, cabritos, galos de raça dentre outros.

Excursões

Buscando aproximar mais o agricultor das novidades, tanto no manejo focando na diversificação quanto em implementos, muitas excursões organizadas pelos STRs estiveram visitando a Expoagro, nesta quinta-feira excursões de Cerro Grande do Sul, Sertão Santana, Barão do Triunfo, Chuvisca, Dom Feliciano, Sentinela do Sul e Tapes estiveram prestigiando as novidades, onde muitos aproveitaram para participar de cursos oferecidos gratuitamente pela Emater, outros optaram por ver as novidades em tratores e implementos, opções tinha para todos os gostos, e com destaque para o Pavilhão da Agricultura Familiar , ao final das excursões a frase que mais se ouvia era a falta de tempo para poder visitar mais lugares dentro da feira, presidentes dos STRs, enfatizaram de um modo geral a importância da feira para os agricultores. 

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS