17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

João Doria mantém pré-candidatura à Presidência pelo PSDB, partido de Eduardo Leite

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, nesta quinta-feira (31), que renunciará à administração do estado e que continuará sendo pré-candidato à Presidência da República para as eleições de outubro. O anúncio foi feito após rumores de que Doria desistiria da disputa presidencial. Com a saída do tucano, quem assume o posto de governador é o seu vice, Rodrigo Garcia (PSDB).

A decisão de renunciar ao governo ocorreu após Doria receber apoio do partido sobre sua pré-candidatura à Presidência da República e ser pressionado por aliados que pretendem lançar Rodrigo Garcia como candidato ao governo de São Paulo.

Disputa presidencial

De acordo com as prévias do PSDB, realizadas em novembro de 2021,  para definir o candidato à Presidência pelo partido, João Doria venceu a disputa. Entretanto, o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, continua sendo cogitado para a disputa pelo Planalto. No último domingo (27), Doria chegou a afirmar que qualquer tentativa no PSDB para tirá-lo da disputa presidencial seria um “golpe”.

Na última segunda-feira (28), durante uma coletiva de imprensa no Palácio Piratini, em Porto Alegre, Eduardo Leite anunciou que renunciará ao cargo de governador do Rio Grande do Sul, o que possibilitaria a ele disputar a Presidência.

RELACIONADAS