Em um jogo bastante disputado o Grêmio conquistou mais um campeonato estadual e uma nova marca para o clube em 2022.
O Ypiranga iniciou impondo o ritmo de jogo na Arena em busca do prejuízo, pois precisava virar o placar de 1 a 0 sofrido em casa na primeira partida. O time de Erechin encurralou o tricolor nos primeiros minutos, mas sem sucesso contra a boa defesa armada pelos donos da casa.
Aos poucos o Grêmio foi encaixando o time em campo e anulando as jogadas do adversário até que equilibrou a partida e passou a atacar também.
O time de Roger Machado foi mais efetivo nos arremates e gol gremista saiu aos 45 minutos do primeiro tempo quando o zagueiro Bruno Alves fez de cabeça, na sequência de uma cobrança de falta.
O segundo gol gremista, já no início da segunda etapa da partida, também se originou de uma falta depois que o goleiro do Ypiranga defendeu a cobrança e no rebote Rodrigues empurrou para os fundos da rede. A jogada chegou ser questionada, mas o VAR confirmou o gol.
O Ypiranga conseguiu reagir e marcar na partida aos 34 minutos quando o atacante Erick deu um carrinho para aproveitar um cruzamento da direita e foi feliz na finalização.
A partida terminou aos 52 minutos em 2 a 1 para o tricolor Gaúcho que se sagrou Pentacampeão Gaúcho e conseguiu o feito de ser o único time a conquistar um pentacampeonato estadual, por quatro vezes no Brasil.