Iniciativa tem por objetivo estimular o potencial das mulheres da comunidade
Aconteceu no dia 30 de março, no Salão São José na cidade de Chuvisca, o encerramento das atividades do Projeto Acolher, que tem como foco principal proporcionar e estimular novas capacidades às participantes, tais como cursos profissionalizantes e de autocuidado, por meio de ações oferecidas ao longo do projeto. As mulheres participantes são atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o projeto foi uma iniciativa da agência do Sicredi no Município que identificou uma necessidade de desenvolver o potencial empreendedor desse público de mulheres já assistido pela Secretaria.
O projeto foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Chuvisca através da Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com parceiros como o Sebrae, Senar e empresas parceiras da comunidade.
Para a gerente da agência do Sicredi em Chuvisca, Tailani Szarblewski: “Foram 19 encontros entre palestras e cursos, e para nós foi muito especial estar presente nesse lindo projeto”.
O Serviço de Proteção Social Especial acolhe essas mulheres e seus filhos visando que se desenvolvam e tenham novas capacidades para enfrentar os desafios da vida, explica a proposta do projeto enviada pela Secretaria. E o Sicredi, ao conhecer esse trabalho, identificou uma grande missão e uma possibilidade de também contribuir. A gerente Tailani relata que durante uma ação do Dia C da Cooperativa teve a oportunidade de conhecer essa realidade e o quanto seria gratificante e importante contribuir com as ações junto a esse público. Desde então empenhou-se em criar, organizar e propor as palestras e oficinas a serem oferecidas.
Os encontros do Projeto Acolher, começaram no mês de novembro de 2021 e contaram com a participação de 25 mulheres. Nesse tempo, temas como: potencial de cada uma, cidadania, desenvolvimento social, conscientização de direitos e conhecimento profissional foram diversamente abordados. Além disso, foi possível proporcionar o cuidado com os filhos das participantes para que tivessem um melhor aproveitamento do curso. A SMAS, disponibilizou cuidadoras para desenvolver atividades com as crianças em cada encontro.
O evento de encerramento do projeto contou a presença do Prefeito Municipal Joel Subda, Secretária Municipal de Assistência Social, Grasiela Santos, Sebrae, Senar, gestora e colaboradora da agência da Sicredi de Chuvisca e seus conselheiros Fiscal e Administrativo, Josiane Venzke e Teofilo Slawski e do vice-presidente da Cooperativa Sicredi Interestados RS/ES, Arlindo Holz.
Segundo a Gerente, Tailani, essa foi a primeira edição e experiência com o projeto e a intenção é de, com o apoio da área de Programas de Relacionamento da Cooperativa, estar à disposição da Secretaria e desenvolver novas iniciativas como essa.
Abaixo algumas fotos de cursos ofertados pelo Projeto:
ASCOM: Sicredi