19.4 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 7, 2024

Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tapes fala da nova gestão

Na quarta-feira (27) foi oficializada a posse de Edimar Moraes dos Santos, o Dimas, na presidência do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Tapes. Ele foi reconduzido ao cargo para seu quarto mandato e deve comandar o conselho no biênio maio/2022 a maio/2024.

O servidor público municipal lotado na secretaria de Obras há 35 anos tem larga experiência na condução de conselhos uma vez que já presidiu o da Assistência Social e o da Criança e da Adolescência, por dois mandatos cada.

Dimas também é presidente da Associação Comunitária São Miguel desde o ano de 2010. A entidade com sede no bairro Balneário Rebello, tem como lema “Reconquistando Vidas” e é reconhecida por diversas ações na comunidade, sobretudo projetos envolvendo jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O presidente explica que o CMS é um colegiado de direito e que tem entre suas funções participar, deliberar e fiscalizar as ações referentes à saúde pública municipal. Passam pela discussão e decisão do conselho grande parte dos recursos financeiros investidos na saúde. O órgão também é incumbido de acompanhar o andamento e conferir a aplicação de recursos nos projetos aprovados pelo colegiado e também de solicitar providências aos gestores da área da saúde, quando julgar necessário.

Além de Dimas na presidência, o CMS é composto pela vice-presidente Adriana Morais Goulart e as coordenadoras Maria Beatriz R. Estrada e Ana Cristina Capellari.

As metas para a nova gestão, segundo o presidente, é também divulgar amplamente o atendimento público municipal em saúde visando torna-lo acessível a todos os munícipes por meio do fortalecimento de redes sociais.

“Somos um colegiado à serviço da população e buscamos colaborar com a administração pública no sentido de garantirmos que o serviço em saúde seja prestado da melhor forma possível. Estamos abertos ao debate, sugestões ou até mesmo a críticas e denúncias. Entendemos que a participação popular é importante para o bem do processo”, concluiu Moraes.

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS